Assomada, 14 Ago (Inforpress) – A vereadora responsável pela área da Educação e Saneamento na Câmara Municipal de Santa Catarina fez hoje um balanço positivo da primeira fase do projecto “férias nas comunidades” que decorreu em várias comunidades do concelho.
Em declarações à imprensa, Aureliana Brito, fez um balanço bastante favorável das actividades realizadas entre os dias 04 e 09 de Agosto nas várias comunidades, como Engenhos, Chã de Tanque, Achada Lém, Rincão, Gil Bispos e Ribeirão Manuel, tendo anunciado que na próxima semana vai iniciar o mesmo projecto em outras comunidades.
O objectivo, segundo a autarca, foi de oferecer às crianças, adolescentes e jovens oportunidades de lazer, aprendizado e convivência num ambiente seguro e acessível, especialmente para aqueles que, por limitações financeiras ou de mobilidade, não podem deslocar-se até o centro da cidade.
Durante a primeira fase, o programa ofereceu uma variedade de actividades recreativas e educativas, incluindo pula-pula, bicicletas, sessões de conversa sobre temas ambientais e de saneamento, além de momentos de animação musical, dança e exibição de filmes educativos.
“As crianças demonstraram grande entusiasmo e satisfação”, disse Brito, realçando que isso enche a equipa de alegria e motivação para continuar a iniciativa.
A vereadora destacou a importância do projecto para fortalecer a coesão social e contribuir para o desenvolvimento emocional e físico dos jovens.
“Esta iniciativa nasceu da necessidade de proporcionar às crianças e adolescentes oportunidades de ocupação construtiva dos tempos livres, durante o período de férias, especialmente para aqueles que não têm condições de participar de actividades no centro da cidade”, explicou.
Ela também reforçou o compromisso da autarquia com a inclusão, afirmando que o projecto já conta com a participação de crianças com Necessidades Educativas Especiais, no sentido de envolver todas as crianças do município.
Além disso, destacou a estratégia de envolver os líderes comunitários e parceiros locais na organização e realização das actividades, para garantir maior integração e sucesso.
Aureliana Brito, que é também responsável pela área do saneamento, anunciou que a autarquia pretende ampliar o número de contentores de lixo nas comunidades, uma vez que actualmente os recursos existentes ainda são insuficientes e nem todos estão em bom estado de conservação.
E, como forma de ampliar a conscientização ambiental, as crianças estão a ser capacitadas para a actuar como “embaixadoras do saneamento”, com participação em conversas abertas para promover práticas sustentáveis.
A segunda fase do projecto “Férias nas Comunidades” iniciará na próxima semana, para alcançar outras comunidades do município e levar novas oportunidades e acções de inclusão.
Segundo a autarca, o objectivo é consolidar o programa como uma ferramenta de transformação social, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças e jovens de Santa Catarina.
MC/HF
Inforpress/Fim
Partilhar