Santa Catarina: Agrupamento IV de Achada Lém capacita professores para leccionar Educação Moral e Religiosa Católica (c/áudio)

Inicio | Sociedade
Santa Catarina: Agrupamento IV de Achada Lém capacita professores para leccionar Educação Moral e Religiosa Católica (c/áudio)
08/09/25 - 02:20 pm

Assomada, 08 Set (Inforpress) – Um grupo de 38 docentes do Agrupamento IV de Achada Lém, no município de Santa Catarina, está a participar numa formação para fortalecer o ensino da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) no Ensino Básico.

O vice-reitor da Escola Universitária Católica, Florenço Varela, explicou à imprensa que esta iniciativa promovida pela Comissão Diocesana de EMRC em parceria com a direcção do Agrupamento, visa aprofundar os fundamentos metodológicos, o planeamento didático e os critérios de avaliação da disciplina.

Esta formação baseia-se no programa oficial da disciplina e nos desafios da implementação no contexto cabo-verdiano, dividida em três módulos: a metodologia de ensino da EMRC, planeamento didático e articulação curricular, e avaliação como processo formativo.

Florenço Varela enfatizou a importância de alinhar a metodologia, o planeamento e a avaliação para uma aplicação eficaz da disciplina.

O director do agrupamento, Samuel Vaz, explicou que, apesar de ser facultativa, a EMRC é leccionada em todos os anos do Ensino Básico Obrigatório, ou seja, do 1.º ao 8.º ano.

Devido à dispersão das seis escolas e à ausência de professores formados na área, os próprios docentes das turmas do 1.º ao 4.º anos passarão a leccionar a disciplina.

Samuel Vaz destacou que esta disciplina é importante, e a formação é parte dos preparativos para o início do ano lectivo, mas também uma forma de consolidar a implementação da EMRC, rever a avaliação e planear actividades que reforcem a mudança de comportamento e a formação de valores nos alunos.

Nesta jornada, vão ser trabalhadas a construção de propostas metodológicas, instrumentos de avaliação e momentos de diálogo e partilha entre docentes.

A formação decorre no contexto de ampliação da EMRC no agrupamento, com foco na atuação integrada entre as seis escolas e na preparação dos professores para apoiar a educação ética e espiritual dos alunos.

MC/CP

Inforpress/Fim

Partilhar