Espargos, 02 Março (Inforpress) – A Universidade de Santiago (US) realiza, de 02 a 09 de Março, na ilha do Sal, a XI edição do programa Rotas do Arquipélago visando promover intercâmbio entre a comunidade académica.
O encontro conforme nota enviada à Inforpress, visa promover o intercâmbio científico-cultural entre a comunidade académica da Universidade de Santiago e os diferentes actores/comunidades da ilha do Sal, proporcionando espaços para reflexão e debate sobre temas relevantes que contribuam para a melhoria da qualidade e do modo de vida dos seus participantes, em prol da cidadania, do desenvolvimento comunitário e do bem-estar colectivo.
Durante uma semana, os “roteirUS” vão poder desfrutar de várias actividades que incluem desde passeata pelas cidades, caminhadas para “conhecer, valorizar e preservar” os sítios históricos da ilha, ‘workshops’ diversos focados na busca activa do emprego, associativismo e inclusão social, formações diversas que visam dotá-los de competências para encararem o mercado de trabalho, de entre outras instruções.
O programa também vai entrar dentro dos dois liceus da ilha com a iniciativa “Enfermaria na Escola”, visando contemplar os alunos destas unidades com formações em educação para a cidadania, promoção da saúde mental, palestras sobre depressão e ansiedade, saúde sexual e reprodutiva versando as consequências psico-sociais da gravidez na adolescência.
A nível de solidariedade social prevê-se a entrega de géneros não perecíveis a indivíduos e grupos em situação de vulnerabilidade na comunidade de Alto Santa Cruz.
O programa “Rotas do Arquipélago” da US foi lançado com o objectivo de fomentar a mobilidade interinstitucional de estudantes, professores e pesquisadores, contribuindo para um melhor conhecimento e promoção das ilhas de Cabo Verde.
NA/HF
Inforpress/Fim
Partilhar