Ribeira Grande: Pescadores na Ponta do Sol aguardam funcionamento do posto de combustível inaugurado em Fevereiro

Inicio | Economia
Ribeira Grande: Pescadores na Ponta do Sol aguardam funcionamento do posto de combustível inaugurado em Fevereiro
31/03/25 - 05:53 pm

Ribeira Grande, 31 Mar (Inforpress) – Os pescadores na Ponta do Sol, Santo Antão, pediram hoje à câmara municipal a efectivação do funcionamento do posto de combustível para pesca, inaugurado em Fevereiro, nas imediações do Cais de Boca de Pistola. 

Conforme os pescadores declararam à Inforpress, com a instalação do posto de combustível para pesca, inaugurado no dia 15 de Fevereiro de 2025, pelo presidente da câmara local, Armindo Luz, e pelo ministro do mar, Jorge Santos, esperavam a resolução imediata do problema de abastecimento das embarcações, mas continuam a enfrentar a deslocação num percurso de oito quilómetros, ida e volta à Povoação, para poderem comprar combustível para as suas embarcações.

Os pescadores reclamam que, com a deslocação, gastam dinheiro de forma desnecessária, visto que têm de pagar, diariamente, 140 escudos de transporte e muitos dos condutores de transporte público rejeitam transportar o combustível, por causa do cheiro e do perigo que constitui o seu transporte.

Elton Silva, pescador, disse que “o posto está como uma estátua” e que continuam com as mesmas necessidades, pois têm de ir comprar combustível na Povoação.

Posição também defendida pelo proprietário de um bote, Bernardo Rodrigues, que disse que não estão a beneficiar do posto de combustível, porque muitas vezes várias obras são promessas de campanha que, depois, são inauguradas e a comunidade fica sem usufruir da infra-estrutura.

Por ocasião da inauguração do posto de combustível para pesca, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande (CMRG), Armindo Luz, disse que o posto foi instalado para servir não só os pescadores da Ponta do Sol, mas também, as comunidades piscatórias de Cruzinha, Figueiras e Ribeira Alta.

Instado a pronunciar, na última sessão dos trabalhos da assembleia municipal, sobre a não entrada do funcionamento do posto de combustível, Armindo Luz, disse que não pode ser competência da câmara explorar o espaço pelo que deve ser iniciativa dos privados gerir o posto de combustível.

O presidente da Associação dos Pescadores na Ponta do Sol, José Sousa, disse hoje que entende que a gestão do espaço deve ser de um privado, mas alerta que a comunidade piscatória está ansiosa, desde a inauguração do posto de combustível, e tem vindo a reclamar da falta de benefício do espaço para abastecer os seus botes.   

EL/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar