Ribeira Grande, 19 Dez (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande (Santo Antão) disse hoje que o município é “uma referência” a nível nacional, graças aos diversos investimentos e ao terceiro lugar no índice de coesão territorial.
Orlando Delgado, que se despede hoje do cargo de presidente com a investidura de um novo edil, disse à Inforpress que o município que liderou é “uma referência” a nível nacional porque foram criadas várias infra-estruturas e melhoradas as condições de vida das pessoas.
Aqui citou os resultados do índice de coesão territorial apresentado a nível nacional que coloca o município da Ribeira Grande em terceiro lugar.
“Em todas as localidades do concelho nós trabalhamos para criar condições de vida às populações. Ribeira Grande é uma referência a nível nacional”, precisou a mesma fonte.
Em relação ao índice de coesão territorial, o município está em terceiro lugar, o que demonstra que há condições de vida em todas as localidades, analisou.
O autarca sustentou que durante os cinco mandatos que exerceu, a sua equipa conseguiu trabalhar levando água às famílias, energia, mais saneamento, com a construção de casas de banho, e habitações, empoderando diversas localidades que “souberam acompanhar o desenvolvimento” com investimentos locais como negócios privados e comércios.
Segundo o autarca, todas as condições de melhoramento de vida foram criadas, também, graças ao apoio da população e dos emigrantes, que “criam mais valor” às comunidades.
A construção de estradas de penetração nos vales e pontes são “grandes obras”, citou, que permitiram, também, o avanço graças ao "desencravamento" de diversas zonas aliviando a câmara em relação a circulação entre as diversas localidades, sempre encravadas na época das chuvas.
Referiu a uma “aposta forte” a nível de infraestruturas desportivas, com a construção de placas desportivas Qem quase todas as localidades, permitindo manter os jovens activos a nível do desporto e na realização de actividades recreativas e culturais.
Referiu-se, por isso, ao Pavilhão David Fortes como “um grande sonho” dos ribeira-grandenses que foi realizado, sem esquecer das obras do estádio do Tarrafal, em obras.
Orlando Delgado termina hoje a função de presidente na Câmara Municipal da Ribeira Grande, que presidiu durante 20 anos, de 2004 a 2024.
Exerceu, igualmente, cargos como presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão (AMSA), director do Gabinete Técnico Intermunicipal (GTI) e geriu vários projetos financiados pela cooperação internacional.
EL/AA
Inforpress/Fim
Partilhar