Ribeira Grande, 24 Out (Inforpress) – O desabamento de uma rocha no caminho vicinal que liga as comunidades de Fajã de Barreira (Chã de Pedras) e Matinho (Lagoa), na Ribeira Grande, Santo Antão, cortou a via, deixando o circuito intransitável, alertou hoje a autarquia.
Em declarações à Inforpress, o delegado municipal da Câmara Municipal da Ribeira Grande na Freguesia de Santo Crucifixo, Armindo Fonseca, avançou que o desabamento da rocha ocorreu na zona de “Pé de Topo”, cerca de quarenta minutos percorridos a pé desde Fajã de Barreira, numa via que é muito concorrida, diariamente, por proprietários agrícolas que se deslocam com mulas e burros, a partir de Chã de Pedras para irem trabalhar terras agrícolas na zona de Lagoa.
A mesma fonte sublinhou que a via é muito utilizada pelos turistas adeptos do turismo de montanha, daí, considerou, ser urgente a reposição da normalidade da via que faz ramificações com outras zonas como Ribeirão e Caibros de Ribeira de Jorge.
Armindo Fonseca acrescentou ainda que a autarquia deve mobilizar os meios com "urgência" para a reposição da normalidade, o mais rápido possível.
Santo Antão é uma ilha com muitos caminhos vicinais que tiram várias populações do isolamento e servem de circuito para o turismo interno de cidadãos nacionais e, especialmente, muito aproveitado pelos turistas estrangeiros.
EL/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar