
Ribeira Grande, 10 Out (Inforpress) – A vereadora da área social da Câmara Municipal da Ribeira Grande alertou hoje para a situação de abandono e vulnerabilidade em que vivem muitos idosos no concelho, sublinhando que, apesar dos esforços já feitos, “ainda há muito por fazer”.
Lucilena Dias, que falava à imprensa durante a celebração do Dia Internacional do Idoso, evidenciou que a actividade, realizada no Centro Agrícola de Afonso Martinho, reuniu 100 idosos dos quatro centros de dia do município, bem como outros que não pertencem aos centros, vindos de várias localidades do concelho, para promover uma jornada de convívio.
“Temos muitos idosos abandonados pelas famílias e recebemos bastantes pedidos de apoio para ajudá-los e garantir que tenham alguém que cuide deles”, disse a vereadora, explicando que, apesar de existirem cuidadores no âmbito do programa do Ministério da Família, a resposta continua “insuficiente” para dar cobertura a todas as necessidades.
Segundo aquela responsável, neste momento existem 22 cuidadores do Ministério da Família e outros sob responsabilidade da câmara, mas este número não é suficiente para acompanhar todos os casos de idosos isolados, com problemas de saúde ou deficiência.
Lucilena Dias salientou ainda que uma das “maiores dificuldades” enfrentadas pela autarquia prende-se com as condições habitacionais.
“A cobertura das casas é um dos principais problemas. Temos muitos idosos a viver em situações precárias”, afirmou, garantindo que a autarquia está a trabalhar num programa para melhorar estas condições.
A vereadora sublinhou também a importância das parcerias com a Delegacia de Saúde, o hospital e os centros de juventude, que apoiam no acompanhamento dos idosos.
“Nos centros de dia fornecemos refeições quentes e procuramos garantir um espaço de acolhimento e dignidade, mas há muito mais a fazer”, acrescentou.
Além dos serviços prestados nos centros, a mesma fonte disse que a autarquia entrega refeições quentes ao domicílio para idosos em situação de maior vulnerabilidade, procurando combater o isolamento e assegurar cuidados básicos.
Durante o dia de hoje, o programa incluiu uma Missa Solene, jogos tradicionais, danças, roda de conversa, momentos de convívio e a entrega de certificados de reconhecimento a instituições e particulares que têm apoiado os centros de dia.
O evento foi realizado no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Idoso, celebrado oficialmente a 01 de Outubro, mas assinalado hoje pela Câmara Municipal da Ribeira Grande por questões de agenda.
LFS/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar