Ribeira Grande, 16 Dez (Inforpress) – O bispo da diocese do Mindelo, Dom Ildo Fortes, pediu, no final da visita pastoral à Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, Santo Antão, mais atenção aos que mais precisam e a valorização da família no Natal.
Instado pela Inforpress a enviar uma mensagem natalícia às pessoas, Dom Ildo Fortes disse que com a chegada do tempo do advento, que é o tempo que nos leva ao Natal e que os dias são marcados pela expectativa da festa do Natal, por isso suplicou as pessoas para valorizarem mais a família e apoiarem os mais necessitados.
Disse que muitas vezes se valoriza mais os bens materiais e se esquece do principal que é o afecto e amor ao próximo como Jesus fez.
“Jesus Cristo veio ao mundo para aqueles que mais precisavam. Ele escolheu andar com os marginais, com os pecadores, com os doentes, com os que sofriam, que eram rejeitados. Penso que nós temos de pensar que o sentido do Natal está em quando nós nos dedicamos aos outros”, disse.
O prelado do Mindelo deu como exemplo o caso da cadeia da Ponta do Sol onde encontrou “80 pessoas privadas da liberdade, na sua maioria jovens, que estão longe da família e tem o sentimento de não viver o Natal”, mas consolou-os dizendo que é possível viver o Natal no leito do sofrimento porque Deus está em toda a parte e Ele, com a sua ternura, escolheu os simples e os pobres para andar”, referiu.
Segundo Dom Ildo Fortes, o mundo tem de vender, sim, mas não devemos apegar tanto às coisas materiais, pelo que, exortou os cristãos a não entrarem em tudo sem fazerem uma reflexão.
Finalizou dizendo que não é preciso ter uma mesa cheia de doces e muitas coisas para ser feliz, mas sim de ternura, paz e valorização da família e prestar atenção aos que mais precisam.
Dom Ildo Fortes celebrou, este domingo, uma missa de encerramento da visita pastoral que efectuou de 03 a 15 de Dezembro, à Paróquia de Nossa Senhora do Rosário.
EL/HF
Inforpress/Fim
Partilhar