Ribeira Grande: Associação mobiliza apoio para construção de um teleférico na localidade de Corvo

Inicio | Sociedade
Ribeira Grande: Associação mobiliza apoio para construção de um teleférico na localidade de Corvo
22/12/25 - 02:08 pm

Ribeira Grande, 22 Dez (Inforpress) – A Associação dos Agricultores de Corvo e Formiguinhas (Agricof) reforçou hoje a necessidade da construção de um teleférico de cargas na localidade de Corvo, no concelho da  Ribeira Grande, para ajudar no transporte de cargas.

Através das redes sociais, a Agricof lançou uma campanha para sensibilizar as pessoas das diferentes áreas de modo a apoiar na elaboração de um projecto que tem como prioridade resolver a dificuldade de escoamento de produtos agrícolas das comunidades de Corvo e Formiguinhas, zonas isoladas que não têm estrada de acesso.

O presidente da Associação dos Agricultores de Corvo e Formiguinhas (Agricof), Rui Graça, disse à Inforpress que a construção de um teleférico de cargas “é uma prioridade urgente” que vai ajudar em vários aspectos.

“Atenção que, inicialmente, nós estamos a falar de um teleférico de carga rudimentar, mas claro que se for possível um sofisticado, queremos. Pensamos pelo menos numa estrutura que ajude a transportar as cargas no mínimo custo possível. Por isso, nós lançamos uma campanha nas redes sociais direccionada para os amigos e instituições de modo a ajudar na elaboração de um projecto visto que a montagem de um teleférico exige um estudo que garanta segurança e qualidade”, disse.

Segundo aquele líder associativo, a Agricof tem vontade de fazer, por isso precisa do apoio de especialistas como engenheiros, arquitectos, enfim, de instituições com capacidade técnica para contribuir na elaboração do projecto que deve ser submetido a uma ONG - Organização não Governamental a nível nacional que já se comprometeu em apoiar financeiramente na montagem do teleférico.

“Além do trânsito de bens, o teleférico vai valorizar também o turismo no Corvo. Por exemplo, temos várias casas fechadas que podem ser remodeladas, graças ao transporte de material através do teleférico, o que pode ajudar na criação de instalações para acolher os vários turistas que passam por Corvo todos os dias. 

Uma outra vantagem do teleférico a partir da zona de selada de Corvo é a fixação de pessoas nas duas comunidades, Corvo e Formiguinhas, que estão a ficar sem habitantes, mas também, o prazer de se poder desfrutar de uma boa caminhada sem ter de transportar cargas pesadas à cabeça”, explicou.

As duas comunidades, que devem beneficiar, directamente, do teleférico de cargas estão contempladas num dos percursos turísticos mais percorridos, diariamente, na ilha de Santo Antão, no trajecto Ponta do Sol - Fontainhas - Corvo - Formiguinhas e Cruzinha.

A boa produção agrícola na localidade de Corvo (mandioca, inhame, batata e hortaliças diversos) deve-se à muita água que desagua das montanhas e nascentes em direcção ao mar, segundo o presidente da Agricof.

Contudo, os agricultores continuam a aguardar pelo término dos trabalhos de instalação do sistema de bombagem de água para rega nas diversas parcelas agrícolas que foram beneficiadas através de um projecto de instalação do sistema de rega gota-gota.

Rui Graça aproveitou para alertar as autoridades em relação à necessidade de instalar internet nessas comunidades e da resolução do problema da precária iluminação pública que “é um outro aspecto que, há vários anos, tem assolado a comunidade”, mas que ainda não foi resolvido.

EL/HF

Inforpress/Fim

Partilhar