Porto Novo, 19 Fev (Inforpress) – Ribeira das Patas, no Porto Novo, poderá ser, já a partir deste ano, contemplado com a execução de cinco furos, no âmbito do projecto de ordenamento daquela bacia hidrográfica, admitiu hoje o delegado do Ministério da Agricultura.
Joel Barros afiançou que o projecto de ordenamento da bacia hidrográfica da Ribeira das Patas, com início previsto para 2025, vai priorizar a mobilização de água, tendo sido prevista a execução de cinco furos nesse vale, com início ainda neste ano.
O propósito do Ministério da Agricultura, segundo este responsável, é mobilizar água subterrânea que permita “uma forte aposta” na transformação dos terrenos de sequeiro em áreas irrigadas.
Os agricultores na Ribeira das Patas têm insistido na necessidade de se implementar o projecto de ordenamento desta bacia hidrográfica, acreditando que os investimentos previstos vão priorizar a mobilização de água.
Os agricultores locais têm estado a alertar para o “declínio” do sector agrícola local devido, precisamente, à escassez de água para a irrigação, numa zona muito atingida pela seca que tem tido “um impacto negativo” nas nascentes.
O presidente da Associação para o Desenvolvimento Integrado da Ribeira das Patas disse à Inforpress que a bacia hidrográfica da Ribeira das Patas necessita de um plano estratégico de desenvolvimento, que priorize investimentos na agricultura, designadamente na mobilização de água.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar