
Cidade da Praia, 19 Out (Inforpress) – A revista Artiletra celebra o seu 35.º aniversário com uma edição temática a ser lançada na quinta-feira, 22, na Praia, homenageando personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do país nas áreas da cultura, educação, ciência e economia.
Em declarações à Inforpress, a propósito deste evento, a directora do jornal revista Artiletra, Larissa Rodrigues, explicou que a escolha da Assembleia Nacional para acolher a cerimónia está ligada à história da publicação, uma vez que foi naquele espaço que, a 19 de Abril de 1991, foi lançado o primeiro número a cores da Artiletra.
A responsável recordou igualmente o lançamento de uma edição no salão nobre da Câmara Municipal de São Vicente, a 15 de Abril, sublinhando que a iniciativa na Assembleia Nacional pretende recuperar a memória desses momentos e celebrar mais de três décadas de trabalho dedicado à promoção do conhecimento.
Segundo Larissa Rodrigues, a comemoração será também um encontro entre colaboradores, amigos e pessoas que, ao longo dos anos, têm apoiado a promoção da leitura, do saber e da cultura no arquipélago.
A programação inclui uma exposição sobre o percurso da revista, momentos de poesia, música e um convívio entre convidados, previsto para o pôr do sol, além do tradicional corte do bolo de aniversário.
A edição comemorativa reúne três suplementos principais, dedicados a personalidades do mundo financeiro, aos momentos marcantes da selecção cabo-verdiana de futebol "Tubarões Azuis" no Mundial e ao compositor Djirga.
Sobre o primeiro suplemento, a directora explicou que resulta de uma investigação realizada ao longo de vários anos e reúne informações biográficas sobre personalidades ligadas às finanças, aos negócios, ao comércio e à cultura, algumas das quais já faleceram.
Segundo contou, a publicação pretende, assim, disponibilizar às actuais e futuras gerações documentos e referências que permitam conhecer melhor pessoas que trabalharam em prol de Cabo Verde.
O segundo suplemento propõe uma reflexão sobre os momentos vividos em torno da selecção nacional de futebol, os Tubarões Azuis, destacando o sentimento de união e pertença que mobilizou os cabo-verdianos.
Já o terceiro é dedicado ao artista e compositor multifacetado, Gregório Xavier Pinto, “Djirga”, com vários artigos sobre a sua vida e obra, estando igualmente previsto um momento musical para recordar as suas composições, com a presença de familiares e amigos.
A edição mantém ainda as rubricas habituais, com conteúdos de poesia, ficção, entrevistas e artigos sobre educação, entre outras áreas artísticas e culturais.
A apresentação deste número temático estará a cargo da escritora Vera Duarte e contará com a presença do ministro da Cultura, do presidente da Câmara Municipal da Praia, do presidente da Assembleia Nacional, entre outras personalidades e convidados.
DG/HF
Inforpress/Fim
Partilhar