Porto Inglês, 28 Dez (Inforpress) – O ano de 2024 ficou marcado na ilha do Maio pelo assoreamento da rampa metálica do Porto Inglês, por retaliações envolvendo sequestro e tráfico de drogas e ainda pela vitória histórica do PAICV nas eleições autárquicas deste mês.
No início do ano, precisamente em Março, duas pessoas foram sequestradas na ilha do Maio, na sequência do surgimento de pacotes de cocaína na zona Norte. As vítimas teriam sido raptadas por indivíduos encapuzados e armados, exigindo aos jovens a devolução de uma quantidade de droga supostamente encontrada no mar.
Sob perseguição policial à entrada da cidade do Porto Inglês, dois cidadãos cabo-verdianos e dois nigerianos foram detidos pela Polícia Nacional (PN), sob suspeitas de sequestro e agressão e que mais tarde ficariam em prisão preventiva.
Na sequência deste caso, desencadeou-se a “Operação Majuro”, que culminou, em Abril, com a detenção e prisão preventiva de mais nove indivíduos envolvidos no esquema de tráfico de drogas de alto risco na ilha.
No mês de Maio aconteceu o assoreamento da rampa metálica do Porto Inglês, comprometendo a entrada e saída de mercadorias na ilha por cerca de quatro meses.
Bens de primeira necessidade estiveram em falta e vários empresários e turistas viram-se impedidos de transportar suas viaturas para a ilha, devido à falta de condições do navio Kriola em atracar na rampa de betão. A situação só se resolveu em Setembro, em meio a críticas da oposição (PAICV).
Em Dezembro, a vitória do PAICV nas eleições autárquicas alterou o mapa político da ilha depois de 34 anos de governação do MpD. Rely Brito derrotou Miguel Rosa, que tentava o terceiro mandato à frente da autarquia, por 34 votos de diferença, fazendo história na ilha.
No futebol, o Barreirense foi a figura do ano ao conquistar, em Abril, a Taça Djarmai e o Campeonato Regional de Futebol, época 2023/24, e, até ao momento, paira a incógnita quanto ao arranque da época desportiva 2024-25.
A 17ª edição do festival Bixi Rotxa animou os maienses em Setembro, mês do município do Maio. A edição reuniu nomes como Hélio Batalha, Dynamo, Mc Acondize, Indira, Grace Évora, entre outros artistas que movimentaram dezenas de pessoas da ilha e não só para o arraial de Bixi Rotxa.
RL/CP
Inforpress/Fim
Partilhar