Sal Rei, 26 Dez (Inforpress) – A reeleição, com 66,6 % dos votos, do candidato do PAICV, Cláudio Mendonça, a presidente da Câmara Municipal da Boa Vista nas eleições autárquicas de Dezembro foi um dos acontecimentos que marcou a ilha em 2024.
Outros acontecimentos marcaram a dinâmica da ilha, como foi o caso da aprovação da proposta que altera o Regulamento Municipal de Disposição de Terrenos para Fins Urbanísticos, por unanimidade dos eleitos municipais, em assembleia no mês de Março.
No mês de Abril, o Governo anunciou o financiamento de 682 mil contos para rede de esgotos e abastecimento de água, em documento de resposta a declarações do presidente da câmara da ilha sobre os 100 mil contos do Fundo do Turismo transferidos.
No mesmo mês, cerca de 60 baleia-piloto deram à costa perto do hotel Riu Palace e sucumbiram após horas de tentativas de as salvar.
Em Junho, a médica Jacquie Morais foi nomeada nova delegada de Saúde da ilha.
No fórum municipal “Construindo juntos a ilha fantástica: Parcerias para o desenvolvimento sustentável”, realizado em Junho nas celebrações do município, a autarquia e a Cavibel & Ceris Equatorial Coca-Cola Bottling Company Cabo Verde assinaram um protocolo para a implementar o projecto "Desplastificar Boa Vista".
Também para as festividades do município e de Santa Isabel, Gil Semedo voltou a actuar na Boa Vista, enquanto que em Julho a ilha deu o último adeus a Serapião António Oliveira, conhecido como Nha Vão, considerado o compositor mais idoso de Cabo Verde e que faleceu aos 100 anos.
Nesse mês, a Federação Nacional de Ciclismo realizou a primeira edição do campeonato nacional fora de Santiago e Boa Vista foi a ilha escolhida para descentralizar a prova, que também contou com utilização pela primeira vez de tecnologias para classificar os atletas participantes.
Em Julho, foi inaugurada a Delegação do Instituto do Turismo de Cabo Verde, mês em que aconteceu a primeira edição do projecto “Verão d’Cabrer”, promovida por emigrantes dos Estados Unidos com o objetivo de juntar a diáspora durante seis dias em actividades para promoção da ilha.
Em Agosto, foi inaugurada a Delegação do Instituto Marítimo Portuário (IMP) na Boa Vista.
Em Setembro, a autarquia inaugurou as comemorações do centenário de Cabral com a exposição “Obra de Amílcar Cabral” e foi avistada pela primeira na ilha a ave marinha Bulweria Bulwerii, conhecido localmente como João-Preto.
Em Outubro, alguns alunos estiveram sem aulas mais de duas semanas, devido a paralisação dos professores transferidos que se encontravam sem salário e nomeação no B.O. Alguns pais se juntaram para exigir respostas e soluções do Ministério da Educação.
No mês de Novembro, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, indicou que o impasse no arranque do funcionamento do Centro de Saúde Reprodutiva de Sal Rei é devido a “falhas técnicas” que devem ser adequadas, e anunciou o início da construção da estrada da Zona Norte em 2025.
MGL/AA
Inforpress/Fim
Partilhar