
Cidade da Praia, 24 Dez (Inforpress) – O ano de 2025, de celebração dos 50 anos da Independência Nacional, ficou marcado com o apuramento histórico dos Tubarões Azuis para o Mundial2026, também com a qualificação inédita da selecção cabo-verdiana de futebol feminina ao CAN2026.
A qualificação da selecção nacional de futebol de Cabo Verde para o campeonato do Mundo de 2026 gerou muita alegria e emoção para os adeptos que vibraram com a inédita qualificação.
A vitória de 3-0 frente à Eswatini fez explodir a emoção de um país inteiro, que há muito sonhava ver a bandeira cabo-verdiana entre as grandes selecções do mundo.
A qualificação para o Mundial de 2026, que decorrerá nos Estados Unidos, Canadá e México, representa, para muitos, um marco comparável à própria independência, simbolizando o reconhecimento internacional do talento e da perseverança cabo-verdiana, e um “orgulho enorme” ver a pequena nação no palco do futebol mundial.
Por outro lado, a qualificação da selecção cabo-verdiana de futebol feminina para a fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN2026), a ser disputada em Marrocos, foi outra façanha assinalado em 2025, ano de celebração dos 50 anos de Independência, assinalado a 05 de Julho.
Nestes 50 anos, Cabo Verde é, hoje, um país independente, democrático, de rendimento médio e com ambição de ser “moderno, próspero e justo”.
Ainda no decurso deste ano, desta feita a nível da cultura, a 11.º edição do Atlantic Music Expo (AME) 2025, a “maior feira de música transatlântica”, volta a ser palco de encontros sonoros vibrantes, destacando a fusão de ritmos, culturas e mensagens importantes.
Artistas de vários cantos do mundo, com destaque para países africanos lusófonos, subiram ao palco para partilhar os seus universos musicais e estabelecer pontes com o público e com a indústria musical internacional.
Foi também pauta do ano a realização da 14º edição do Kriol Jazz Festival 2025 que este ano prestou homenagem ao saxofonista santiaguense Totinho, falecido no ano passado, e investido numa edição “muito feminina” contando com a participação de muitas mulheres artistas.
O ano de 2025 foi igualmente marcado com a morte súbita do músico, compositor, intérprete e activista social Romeu di Lurdis, 36 anos, a 09 de Outubro, em Portugal, vítima de um "ataque cardíaco".
A nível económico, o ano de 2025 foi oportunidade para exibição da 28.ª edição da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC2025), ocorrido em Novembro, na Cidade da Praia, sob o lema “Promovendo oportunidades para o crescimento económico em Cabo Verde”.
Outro momento particular do ano foi a realização da 4.ª Feira Agropecuária de Cabo Verde que decorreu de 14 a 16 de Novembro nas instalações da Direcção-geral da Agricultura, Silvicultura e Pecuária (DGASP), na cidade da Praia, incluindo exposições, demonstrações tecnológicas, debates, concursos, espaços lúdicos e mostra de produtos locais, promovendo inovação, parcerias e oportunidades de negócio no sector agro-alimentar.
SC/AA
Inforpress/Fim
Partilhar