Resultados de estudo sobre “Aspirações dos jovens cabo-verdianos residentes no país e na diáspora” conhecidos em Setembro

Inicio | Economia
Resultados de estudo sobre “Aspirações dos jovens cabo-verdianos residentes no país e na diáspora” conhecidos em Setembro
22/01/25 - 02:29 pm

Cidade da Praia, 22 Jan (Inforpress) – Os resultados de um estudo sobre as “Aspirações dos jovens cabo-verdianos residentes no País e na Diáspora” vão ser conhecidos em Setembro e arranca em Abril com um Inquérito Multiobjectivo Contínuo, realizado pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

O projecto, socializado hoje na Cidade da Praia através de um workshop com os principais actores, vai ser realizado pela Unidade de Desenvolvimento do Compacto Regional de Cabo Verde (UDP) do Ministério das Finanças e Fomento Empresarial, em parceria com a Millennium Challenge Corporation (MCC).

Com este workshop, pretende-se promover a apropriação, por meio da partilha com os principais actores, os desafios estruturais e emergentes da juventude cabo-verdiana, a problemática da emigração massiva dos jovens, e a produção de dados e conhecimento sobre as aspirações dos jovens cabo-verdianos no país e na diáspora.

Entretanto, em declarações à imprensa, a consultora do MCC, Maria Piedade Coruche, informou que este estudo, para além das aspirações profissionais e académicas dos jovens, vai tentar entender, com maior profundidade, as suas competências e o que o mercado tem para os oferecer.

O objectvo deste estudo, frisou aquela responsável, é alinhar as políticas públicas e os programas dos parceiros de Cabo Verde com as aspirações e as expectativas dos jovens cabo-verdianos.

“Com isso, pretende-se tentar que os jovens se fixem em Cabo Verde e que vejam as suas aspirações cumpridas”, apontou.

Em relação à Diáspora, avançou que vai ser feito um mapeamento, realizado pelo INE, nas principais comunidades, designadamente Estados Unidos da América, Portugal e São Tomé e Príncipe, através de parceria com os Institutos de Estatísticas locais e embaixadas.

Por sua vez, o especialista em Inclusão Social e Género do MCC, Francisco Tavares, disse que realizar o potencial dos jovens aumenta o crescimento económico, “que tem como principal actor o capital humano” e promove a redução da pobreza.

“Em Cabo Verde, há um potencial dos jovens por realizar porque temos 49 mil jovens fora do emprego e da formação. Desses jovens, cerca de 2.700 têm nível superior, e três quartos estão na ocupação informal”, explicou Francisco Tavares, acrescentando que a maioria dos jovens cabo-verdianos está fora do sector produtivo.

Para o especialista, há algum “desalinhamento” entre o potencial dos jovens e as oportunidades que o país oferece, salientando, por isso, a importância da realização deste estudo para conhecer as competências e as aspirações dos jovens cabo-verdianos.

“Isto para que o Compact do Millennium Challenge Corporation possa orientar os seus projectos, mas também para fornecer ao poder Central e Local elementos para orientar as políticas públicas, por forma a realizar as aspirações e os potenciais dos jovens cabo-verdianos”, explicou.

A abertura do workshop foi presidida pelo vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, que na ocasião enalteceu a realização deste estudo para o alinhamento das políticas públicas do Governo com as aspirações dos jovens cabo-verdianos.

OM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar