REPORTAGEM: Dona Paula, a mulher de 55 anos que faz sucesso com vídeos curtos de humor nas redes sociais

Inicio | Cultura
REPORTAGEM: Dona Paula, a mulher de 55 anos que faz sucesso com vídeos curtos de humor nas redes sociais
26/03/25 - 01:54 am

*** Por Feliciano Monteiro, da Agência Inforpress ***

Pedra Badejo, 26 Mar (Inforpress) – Paula Mendes Moreira, mais conhecida por dona Paula, é uma mulher de 55 anos que há mais de seis meses tem feito sucesso com vídeos curtos de humor nas redes sociais ao lado do amigo Vladmiro Garcia.

Nas vésperas do Dia da Mulher Cabo-verdiana, que se celebra esta quinta-feira, 27, a Inforpress foi conhecer a história dessa santa-cruzense, que vive em Cobon Santcha, Cancelo, no município de Santa Cruz, no interior de Santiago, que, conforme ela própria, assim como qualquer mulher do meio rural e cabo-verdiana teve dificuldades para criar os filhos.

Hoje, com todos os seis filhos criados, sendo uma ainda menor de 16 anos, dona Paulinha como também é carinhosamente chamada por muitos, lembrou que para sustentar os filhos teve que retirar areia do mar.

“Já fui apanhar areia 20 dias após dar à luz, e as pessoas questionavam, mas, como não tinha outra alternativa e tinha que dar de comer aos meus filhos, sacrifiquei-me”, contou, confessando que hoje tem sequelas no corpo por tal atitude.

Numa conversa descontraída em que usou as palavras que tem feito sucesso nas redes sociais, como “cabeça fria e no gelo” e “não há problema”, admitiu que a sua vida teve uma “reviravolta” quando conheceu Vladimiro Garcia, que administra a página das redes sociais “Homi de Terra Garcia”.

Dona Paula diz-se feliz por estar a fazer outras pessoas felizes, sobretudo mulheres dentro e fora do país.

É que, segundo ela, talento e bom humor não tem idade, por isso, não vai desistir de fazer estes vídeos de humor, onde também compartilha o seu dia-a-dia.

Não obstante, muitas pessoas de todas as faixas etárias, dentro e fora do país a terem agradecido quer por chamadas telefónicas e nas ruas por onde passa, admitiu que também há pessoas que a desencorajam e dizem que não tem idade para estar a fazer doidices.

Sobre isso, reafirmou que não a desmotiva, até, porque tem visto resultado desse trabalho, que, segundo a mesma, mais do que a fama e sucesso, devolveu a sua auto-estima perdida com a separação do seu companheiro.

Com todos os seis filhos criados, esta mulher “de fé e de esperança” sonha melhorar a sua habitação e emigrar, para conhecer outros países e ter outras oportunidades na vida.

Vladmiro Garcia, que faz e grava os vídeos com o seu próprio telemóvel ao lado da dona Paula, adiantou que perante todo este sucesso a ideia é criar “brevemente” uma página em todas as redes sociais dedicada a esta mulher que passou por várias dificuldades, mas, mesmo assim não desistiu de viver.

“Várias são as pessoas que nos tem telefonado agradecendo pelos vídeos que fazemos, por considerarem ser uma terapia. Eu, em particular quero ver a dona Paula feliz, independentemente, se ganhamos dinheiro ou não”, conclui o jovem criador de conteúdo digital.

Actualmente os vídeos curtos de humor, que às vezes ultrapassam três milhões de visualizações e muitas partilhas, são postados nas suas redes sociais “Homi de Terra Garcia”, que conta com mais de 32 mil seguidores no Facebook, 14,4 milhões do Instagram, 1,34 milhões de subscritores no Youtube, e 12,3 K no Tiktok.

FM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar