Cidade da Praia, 14 Fev (Inforpress) – O presidente da Associação Lar e Residência Sénior São Francisco Xavier afirmou hoje que a renovação da parceria com a Delegacia de Saúde vai melhorar a capacidade de intervenção da Unidade de Atendimento e Cuidado na promoção da saúde.
Gilson Cabral fez estas declarações à Inforpress, à margem da cerimónia de bênção e de assinatura do protocolo de cooperação entre a referida associação, que fica situada no bairro de Achada São Filipe, e a Delegacia da Saúde da Praia.
“A renovação deste protocolo é um marco importante para a nossa associação. Saímos reforçados com esta parceria, que trará mais e melhor capacidade de intervenção através da Unidade de Atendimento e Cuidado, que inicialmente foi criado para dar respostas às necessidades dos idosos do nosso bairro, mas que agora abrange outras camadas da nossa comunidade”, declarou.
De acordo com aquele responsável, a unidade atende neste momento centenas de idosos em termos de controlo permanente e de cuidados domiciliares, referindo que a ambição é ser uma estrutura de saúde que consiga responder aos desafios do país.
“A unidade irá prestar serviços e consulta gerais, atendimento ao idoso, serviço de apoio domiciliar, curativos aos utentes, ou seja, todo atendimento primário, mas queremos aumentar a capacidade de intervenção na comunidade e arredores e contribuir na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, disse.
Adiantou ainda que a unidade tem como missão contribuir para uma resposta de qualidade com justeza e apoio à pessoa idosa, bem como, a promoção da saúde no seu todo e pretende actuar de forma globalizada sobre factores que promovem a exclusão social.
Por seu turno, a delegada da Saúde da Praia, Ulardina Furtado, considerou que o referido protocolo carrega em si um “desafio maior” na promoção e garantia da saúde, uma vez que, sustentou, vai abranger toda a faixa etária da população de Achada de São Filipe.
Afiançou que a Unidade de Atendimento e Cuidado está dotada de todas as condições para dar respostas assertivas e preencher as lacunas existentes.
“Neste momento, temos aqui uma médica que é da própria associação e temos estado a apoiar com médicos do centro de saúde, que tem realizado consultas. Pretendemos implementar o plano de vacinação de crianças que ainda não foram vacinadas e ajudar adolescentes na promoção da saúde", indicou.
CM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar