Remodelação do Estádio da Várzea vai respeitar regras da FIFA e preservar a parte histórica - Francisco Carvalho

Inicio | Desporto
Remodelação do Estádio da Várzea vai respeitar regras da FIFA e preservar a parte histórica - Francisco Carvalho
25/09/24 - 03:41 pm

Cidade da Praia, 25 Set (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, apresentou hoje o projecto da remodelação do Estádio da Várzea, assegurando que a infra-estrutura vai respeitar e receber as provas da FIFA, e também preservar a parte histórica do país.

Segundo o edil da Praia, o projecto ora apresentado vem na sequência das expectativas, tanto dos praienses como da própria equipa camarária, que almeja dotar a capital do país, de uma infra-estrutura moderna e que respeita todas as condições exigidas pela FIFA, o que vai permitir receber provas oficiais daquele organismo que regula a modalidade.

Frisou ainda que, a referida infra-estrutura vai ter uma pista para receber provas de atletismo, tanto regionais como nacionais, algo que também já se fazia sentir.

O autarca acrescentou que todo o espaço circundante vai ser alvo de intervenção com destaque para construção de cobertura das bancadas, iluminação moderna e uma estrutura para cobrir o relvado, em caso de realização de outros tipos de eventos.

Francisco Carvalho fez saber ainda que, no referido projecto, prevê-se a construção de parques de estacionamento, incluindo na cave, para também servir as instituições que operam nos arredores do estádio.

Acrescentou, por outro lado, que esta intervenção vai levar em conta a parte histórica do país, sublinhando que neste sentido está prevista a construção de um museu da independência, uma vez que foi naquele sítio que foi içada a bandeira da independência.

 “É um museu da independência da República, que é preservar exactamente aqui a nossa memória e a nossa história”, enfatizou, sublinhando que com a construção daquele museu vai ser enaltecido para sempre este feito “histórico do país”.

Continuou dizendo que, a parte frontal do estádio vai continuar aberta para receber algumas provas que vêm sendo realizadas naquele espaço.

Questionado para quando o arranque das obras, Francisco Carvalho disse que ainda não existe uma data em concreto, mas deixou a promessa que a edilidade está a fazer de tudo para conseguir o financiamento, aliás frisou que já existe contactos junto de uma instituição que se mostrou aberta para receber a proposta para a requalificação do Estádio da Várzea, que está orçada em cerca de 1.200.000.000.

“Estão à espera que entreguemos o projecto e nós ainda esta semana vamos começar a desenvolver todos os passos, no sentido de podermos entregar este projecto junto desta grande instituição a nível mundial que está disponível em financiar integralmente a reconstrução do Estádio da Várzea”, conclui.

WN/PC//ZS

Inforpress/Fim

Partilhar