Quarenta estudantes do 10.º ano participam na quinta edição dos "Campos da Matemática” na Praia

Inicio | Sociedade
Quarenta estudantes do 10.º ano participam na quinta edição dos "Campos da Matemática” na Praia
21/07/25 - 02:52 pm

Cidade da Praia, 21 Jul (Inforpress) – Cerca de quarenta estudantes do 10.º ano de diversas regiões do Sotavento participam de hoje a sexta-feira, 25, na Uni-CV, na Praia, na quinta edição dos "Campos da Matemática” para ganharem “mais experiência” sobre a disciplina. 

A iniciativa é promovida pela Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, segundo a coordenadora do Campus da Matemática Gulbenkian e directora do Laboratório de Matemática da Uni-CV, Telma Silva.

Visa motivar os estudantes para o estudo da matemática, combater o insucesso escolar e formar professores sobre as diferentes formas de ensinar para motivar e incutir o gosto desta disciplina nos alunos.

"Campos da Matemática”, destacou, é uma forma de trazer a matemática o mais perto e visível dos estudantes, com métodos que eles conhecem.

Nestes dias vão adquirir experiências baseadas em jogos interativos, desafios em grupo e uso de tecnologias, incentivando a descoberta da matemática no quotidiano.

As sessões abordam temas práticos em contextos das ciências, artes e desporto, com o objectivo de reduzir a ansiedade e aumentar o interesse pela disciplina.

Liane Lopes, uma aluna do 10.º ano, do Liceu Horace Silver, da ilha do Maio, disse acreditar que este campo  vai trazer mais conhecimentos e valia para todos os estudantes que estão a participar.

Para que a matemática seja mais fácil para a aprendizagem aconselhou o uso de novas tecnologias como forma de engajar os jovens pelo gosto pela disciplina.

A aluna Danielle Borges, do Liceu Manuel Lopes, na Praia, elogiou a organização pela iniciativa, sublinhando que é “muito bom” para os estudantes sair da “sua zona de conforto” e ver esta disciplina com “uma outra visão”.

A seu ver, a matemática não é um "bicho de sete cabeças" como outros dizem e afirmou que é preciso muita prática para a assimilar.

Este ano, para além dos estudantes, os professores também terão uma oportunidade de formação neste evento, com introdução de um módulo de formação especializada, com dez horas de conteúdos focados em técnicas pedagógicas inovadoras.

A primeira fase do projecto ocorre de 21 a 25 de Julho, na cidade da Praia, com estudantes do 10.º ano das ilhas do Sotavento.

A segunda fase, entre 28 de Julho e 01 de Agosto, será realizada no Mindelo e envolverá alunos do 11.º ano das ilhas do Barlavento, que participaram na edição anterior e agora avançam para um nível mais aprofundado.

Este evento, que decorre de 21 de Julho a 01 de Agosto de 2025, é destinado a alunos do ensino secundário de todo o país.

Desde a sua criação, em 2021, os "Campos da Matemática" já beneficiaram centenas de estudantes e dezenas de professores, sendo reconhecido como um exemplo de colaboração eficaz entre a Fundação Calouste Gulbenkian, a Uni-CV e o Ministério da Educação no fortalecimento do ensino da matemática no país.

DG/AA

Inforpress/Fim

Partilhar