Santa Maria, 09 Abr (Inforpress) – O Centro de Saúde de Santa Maria levou à pedonal da cidade uma feira das instituições que prestam cuidados de saúde na ilha, visando aumentar o conhecimento dos munícipes e visitantes sobre os serviços prestados.
Enquadrada nas actividades do Dia Mundial da Saúde, 07 de Abril, a feira que é uma oportunidade para dar a conhecer como funcionam os serviços ligados ao sector da saúde, envolveu instituições como a Delegacia de Saúde, o Centro de Saúde de Santa Maria, o posto Saúde da Palmeira, o Hospital Ramiro Figueira, Instituto Nacional de Saúde Pública, VerdeFam, Africa Avanza e o Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA).
Conforme a responsável pelo Centro de Saúde de Santa Maria, Lavínia Lopes, o objectivo da feira é esclarecer a população sobre quais os serviços que cada uma das instituições prestam e facilitar os mesmos quando precisam de algum tipo de cuidado.
“Acredito que neste momento as pessoas têm muito pouca informação de quais os serviços que as nossas instituições podem oferecer aqui na ilha do Sal, por isso queremos trazer esses serviços para o conhecimento de todos e estarem cientes para quando precisarem”, explicou.
Como nutricionista da ilha do Sal, Rosa Gomes, esteve presente na feira para retratar e chamar a atenção da população para o hospital amigo da criança.
“Esta feira é uma oportunidade para chamarmos a atenção da população sobre o hospital amigo da criança em que conseguimos a certificação no mês de Março passado, e mostrar à população os benefícios em relação a ter um hospital que é amigo da criança “, frisou.
Acrescentou que com isso pretendem também esclarecer às gestantes o que podem esperar quando for dar à luz ao seu bebé e que cuidados estão disponíveis tanto a nível do pré-natal como durante o trabalho de parto.
Estribando-se sob o lema deste ano, “Inícios Saudáveis para um futuro esperanço”, a nutricionista considerou que, quando uma grávida é bem preparada durante a gravidez, assim também o seu bebé vai nascer saudável e com um futuro com mais saúde.
A feira teve como objectivo levar informações “cruciais” sobre as diversas ofertas disponíveis na ilha directamente à população, contribuindo para aumentar a literacia em saúde e facilitar o acesso aos cuidados necessários.
NA/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar