RETROSPECTIVA/São Nicolau: Eleição dos novos órgãos autárquicos e a inauguração do cais de pesca do Tarrafal marcam o 2024

Inicio | Sociedade
RETROSPECTIVA/São Nicolau: Eleição dos novos órgãos autárquicos e a inauguração do cais de pesca do Tarrafal marcam o 2024
30/12/24 - 08:58 am

Ribeira Brava, 30 Dez (Inforpress) – A eleição dos novos órgãos autárquicos, a inauguração do cais de pesca do Tarrafal e a realização da Conferência Internacional do Turismo Rural e de Natureza são alguns acontecimentos que marcaram o ano de 2024 em São Nicolau.

As eleições autárquicas de 01 de Dezembro ditaram uma nova configuração política nas duas câmaras municipais da ilha de São Nicolau, com Nilton Monteiro, do PAICV, a vencer no município da Ribeira Brava e Neivo Araújo, do MpD, a triunfar no Tarrafal, contudo sem maioria absoluta.

O ano que ora finda ficou marcado, igualmente, pela inauguração do cais de pesca do Tarrafal, que segundo o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, no dia da inauguração, irá trazer uma “nova dinâmica” à ilha de São Nicolau e criar condições para tornar o sector pesqueiro mais industrial.

Ainda no sector das pescas foi inaugurada a casa do pescador no município do Tarrafal. Outro facto marcante, pela negativa, foi a destruição de parte do cais da Preguiça e a unidade de produção de gelo na localidade, pela fúria do mar, na sequência de uma onda tropical que atingiu o país.

Ligado à agricultura, destaca-se a inauguração do Centro de Valorização dos Produtos Agrícolas - Mercado de Fajã, que visa “acrescentar valor” aos produtos agrícolas produzidos na localidade, visando o mercado das ilhas turísticas.

No que diz respeito ao turismo, a ilha de São Nicolau recebeu a segunda edição da Conferência Internacional do Turismo Rural e de Natureza, no qual foi apresentado o projecto Eco Raízes que pretende “ajudar a dinamizar os recursos endógenos das áreas protegidas de São Nicolau e Santo Antão”.

Num ano em que o presidente da Associação de Operadores Turísticos de São Nicolau denunciou que agências de turismo “estão a deixar de vender o destino São Nicolau” devido aos problemas de transportes, o Governo anunciou a entrada em vigor da tarifa de 40% de desconto nas viagens aéreas de São Nicolau e para São Nicolau.

No desporto, a Ultramarina sagrou-se campeão regional de futebol, no atletismo os atletas Milly Brito Valter Araújo destacaram em várias provas nacionais e internacionais de trail.

Ainda no que concerne ao desporto, não foi realizado campeonato regional de andebol devido à falta de inscrição das equipas e dos atletas e o Estádio Municipal Di Deus recebeu um novo relvado.

A nível cultural, o grupo carnavalesco Estrela Azul celebrou 60 anos de história, num carnaval que mais uma vez ficou marcado pelos atrasos.

A ilha acolheu ainda a 11ª edição do Morna Fest Festival, a 10ª Edição do Sodad Festival de Mornas, na vila da Praia Branca, o Festival de música da Praia de Tedja e a actuação da fadista portuguesa Cuca Roseta.

No ano de 2024 a ilha de São Nicolau recebeu ainda uma equipa médica de especialistas do Ministério da Saúde, que realizou cirurgias e consultas nas especialidades de oftalmologia, otorrinolaringologia, urologia, optometria, estomatologia e nutrição.

Ainda no sector da saúde, a ilha recebeu, pela primeira vez, uma equipa médica da organização não-governamental “Project Health for Cape Verde” e a Delegacia de Saúde da Ribeira Brava recebeu uma ambulância, oferta de imigrantes em Itália.

WM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar