Cidade da Praia, 12 Ago (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, desafiou hoje os jovens cabo-verdianas a “lutarem” e acreditarem em si mesmos e garantiu que o Governo vai criar as condições para realizarem o potencial e fazerem transformações.
O chefe do executivo falava à imprensa, momentos antes de presidir à abertura do fórum jubilar dos jovens cabo-verdianos 2024, promovido pela Diocese de Santiago de Cabo Verde, hoje, Dia Internacional da Juventude.
"Acreditar em si mesmos. Este é o país que temos, com os problemas e oportunidades. Têm sempre o Governo a apoiar com políticas e com a liderança necessária para podermos fazer as transformações, particularmente, na questão do emprego que preocupa a nossa juventude e estar também em ambiente de segurança”, disse.
Segundo o primeiro-ministro, o lema do evento não só reflecte valores espirituais que formam a entidade enquanto nação secular e resiliente, mas conduz também a uma visão de um Cabo Verde onde cada cidadão, especialmente os jovens, podem viver com dignidade oportunidade de esperança de um futuro melhor.
“A mensagem é coincidente com o lema deste fórum, a esperança, a confiança, o papel dos jovens na Nação cabo-verdiana de tudo aquilo que tem sido construído ao longo destes séculos e dos 50 anos da independência serem também uma referência de resiliência, de muito trabalho, de resultados e o caminho que os jovens têm para se procurar com mais empreendedorismo e valores”, precisou.
Entretanto sublinhou que este fórum é uma oportunidade para reflectir e, acima de tudo, agir para que os jovens saiam mais comprometidos com os valores que definem a identidade, e mais preparados para enfrentarem os desafios da vida sempre revestidos de gratidão e esperança.
Acrescentou ainda que esses jovens têm atitudes e valores de respeito pela liberdade dos outros, da tolerância, da responsabilidade individual e colectiva e são portadores da esperança que impulsiona Cabo Verde para um futuro de cada vez maior prosperidade e justiça social.
Para o chefe do executivo, esses valores são hoje cada vez mais necessários num mundo onde impera e está-se a desenvolver o populismo, extremismo, imediatismo individualismo e a falsificação da verdade de uma forma intencional.
Na ocasião, reconheceu que muitos jovens têm optado pela emigração, mas muitos mais querem ficar em Cabo Verde.
Neste sentido, disse que caberá ao Governo criar mais condições para os jovens trabalharem, construírem as suas famílias e criarem valores positivos para outros jovens.
Ulisses Correia e Silva avançou ainda que os jovens cabo-verdianos estão a mudar de atitude, são mais proactivos, com soluções e oportunidades e não ficam a espera do Estado e do Governo.
O fórum acontece no âmbito da Semana do Jubileu dos Jovens Cabo-verdianos 2024, que decorre de 04 a 12 de Agosto e está enquadrada na preparação do Jubileu dos 500 Anos da Diocese de Santiago de Cabo Verde, celebrado em 2033.
AV/HF
Inforpress/Fim
Partilhar