Porto Novo/Pescas: Actividade pesqueira regressa à normalidade e pescadores dizem-se aliviados

Inicio | Ambiente
Porto Novo/Pescas: Actividade pesqueira regressa à normalidade e pescadores dizem-se aliviados
03/03/25 - 02:33 pm

Porto Novo, 03 Mar (Inforpress) – Os pescadores no Porto Novo, em Santo Antão, conseguiram, nos últimos dias, retomar a actividade pesqueira neste concelho, a qual esteve paralisada ultimamente devido às más condições do tempo, sobretudo ventos fortes.

A Inforpress conversou com alguns pescadores que se mostraram aliviados com o facto de o mês de Março ter trazido uma acalmia nas diferentes comunidades piscatórias, permitindo a retoma da actividade pesqueira no concelho do Porto Novo.

Os pescadores manifestaram-se “aliviados” por regressar à faina, considerando que “o mês de Março chegou com uma boa cara, depois do mau tempo dos últimos tempos”.

Em Monte Trigo, por exemplo, os operadores locais não conseguiam ir à pesca há cerca de dois meses, segundo o porta-voz, Herculano Santos.

Os pescadores entendem que o Governo deveria ponderar a possibilidade de accionar, em situações difíceis, como a que se verificou, nos últimos meses, um plano de emergência para apoiar os operadores da pesca artesanal.

À semelhança do que acontece com os agricultores e criadores de gado quando não chova, o Governo, no entender desses operadores, deveria apoiar também os pescadores artesanais durante o período em que ocorra mau tempo.

JM/AA

Inforpress/Fim  

Partilhar