Cidade da Praia, 12 Ago(Inforpress) – Jovens participantes do fórum jubilar dos jovens cabo-verdianos 2024 manifestaram-se hoje disponíveis em ajudar Cabo Verde a enfrentar os desafios, deixando marcas e legado para as gerações vindouras.
A intenção foi manifestada por Maira Tavares, representante dos jovens jubileus, durante a sua intervenção na abertura do fórum jubilar dos jovens cabo-verdianos 2024, promovido pela Diocese de Santiago de Cabo Verde, hoje, Dia Internacional da Juventude.
“Estamos nessa caminhada para o Jubileu dos 500 Anos da Diocese de Santiago de Cabo Verde, celebrado em 2033, somos a geração dos 500 anos e queremos deixar a nossa marca o nosso legado para gerações vindouras”, precisou
Maira Tavares disse ainda que é por Cabo Verde que participam no evento, e neste sentido querem dar o seu contributo para enfrentar os desafios.
“Sabemos das nossas capacidades e das nossas potencialidades, ao mesmo tempo sabemos também das nossas fraquezas (…..), na família, nos estudos nas igrejas, nas formações, no emprego e na nossa vida relacional temos muitos desafios, mas o nosso maior desafio é Cabo Verde”, apontou.
Para esta responsável, que considerou que os jovens são a força, energia, sonhos, audácia e capacidade de risco, pediu por mais recursos para que todos saem a ganhar.
Por seu turno, o presidente da Comissão Executiva Nacional do Projecto do Jubileu dos 500 Anos da Diocese de Santiago de Cabo Verde, António Ferreira, conhecido também como padre Ima, explicou que o fórum é um momento de “respiro e de reflexão” para esta geração dos 500 de conhecerem e se prepararem para 2033.
“O mote é olhar o passado animados pela gratidão, guiados pela esperança, e olhando a nossa história, este percurso, devemos ser gratos com as coisas boas e as coisas más, as coisas boas nos fazem felizes, as menos boas nos dão esta resistência para ultrapassar”, sublinhou.
A ideia, segundo padre Ima, é preparar esses jovens rumo ao jubileu 2033 que celebra os 500 anos da diocese, “sempre neste Cabo Verde de esperança, que anima a todos num dia melhor”.
Na mesma linha, capacitar esses jovens com o essencial para que possam colaborar da melhor maneira na construção de um Cabo Verde melhor.
Sob o lema "Para o compromisso e o contributo jovem com/para a nação cabo-verdiana ", o fórum ocorre no âmbito da Semana do Jubileu dos Jovens Cabo-verdianos 2024, que decorre de 04 a 12 de Agosto, e está enquadrada na preparação do Jubileu dos 500 Anos da Diocese de Santiago de Cabo Verde, a celebrar em 2033.
AV/CT//AA
Inforpress/Fim
Partilhar