São Filipe, 07 Jan (Inforpress) - A Rádio Mosteiros FM, de John Monteiro, celebra hoje 24 anos de existência com evento especial e novos desafios que podem passar pelo seu encerramento em 2025, anunciou o proprietário.
Para marcar a data comemorativa da instalação da estação radiofónica Mosteiros FM, John Monteiro organiza, nas suas instalações em Monte Barro, um “cook out” e convidou o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Lourenço Lopes, os três presidentes das câmaras municipais da ilha do Fogo, colaboradores que contribuíram ao longo dos anos para o sucesso da estação e amigos da rádio.
Em declarações à Inforpress, John Monteiro disse que desde a sua fundação a Rádio Mosteiros FM enfrentou inúmeras dificuldades, sobretudo financeiras.
Segundo John Monteiro, a falta de publicidade local é um dos maiores desafios para manter a emissora no ar e sublinhou que na ilha do Fogo é difícil porque “quase ninguém faz publicidade”.
O funcionamento da rádio, ao longo dos anos, é suportado pelo seu salário dos Estados Unidos da América, com o qual paga as despesas como a licença, internet, energia, telefone e custos das estações de transmissão de São Filipe (Monte Barro) e Monte Tchota, na ilha de Santiago.
A paixão pela rádio é o que motiva John Monteiro a seguir em frente e revelou que o sonho de criar uma emissora nasceu na infância e ganhou forma nos Estados Unidos, onde iniciou o programa de rádio Terra Longe.
Em 1989, surgiu a ideia de obter a licença para fundar a Mosteiros FM em Cabo Verde, consolidando o sonho de levar informação e entretenimento à sua comunidade.
Apesar das celebrações, o futuro da Rádio Mosteiros FM é incerto e John Monteiro, que enfrenta problemas de saúde, nomeadamente de audição, projecta continuar as operações por mais um ano, com o objectivo de celebrar o 25.º aniversário da rádio.
Após os 25 anos, se surgir alguém interessado em dar continuidade ao projecto a estação continuará no ar, segundo a mesma fonte, caso não surja um sucessor a emissora Mosteiros FM poderá ser encerrada.
“Vamos continuar com a rádio por mais um ano e celebrar os 25 anos. Se surgir alguém para continuar, óptimo, se não, terei de encerrar" lamentou John Monteiro.
A estação, segundo o mesmo, recebeu sinais positivos de apoio e o presidente da câmara de São Filipe demonstrou interesse em celebrar um protocolo que pudesse garantir suporte financeiro à emissora.
"Há dois anos, recebemos um subsídio anual do Governo, mas ainda é difícil atrair publicidade de outras instituições", destacou o proprietário da Rádio Mosteiros FM, para quem a celebração dos 24 anos é um reconhecimento ao esforço e amor pela comunicação.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar