Dia Nacional da Morna: Soca celebra efeméride com noite musical em homenagem ao rabequista Noel Fortes

Inicio | Cultura
Dia Nacional da Morna: Soca celebra efeméride com noite musical em homenagem ao rabequista Noel Fortes
03/12/24 - 12:33 pm

Cidade da Praia, 03 Dez (Inforpress) – A Sociedade Cabo-verdiana de Autores (Soca) assinala hoje o Dia Nacional da Morna com uma noite musical às 18:00 no Miradouro da Residencial Gamboa, cidade da Praia, em homenagem ao instrumentista Noel Fortes, natural de Boa Vista.

Em entrevista à Inforpress, o presidente da SOCA, Danny Spínola, avançou que durante a actividade vão distribuir direitos autorais e artísticos a oito autores e um músico que tem suas obras registadas na sociedade.

No âmbito da distribuição de direitos, disse que a sociedade já atribuiu em Cabo Verde e na diáspora, Lisboa e Estados Unidos, a mais de 30 autores e artistas nos domínios da música e da escrita.

O evento que celebra o Dia Nacional da Morna, salientou, conta com a participação dos artistas Mauri Ribeiro, Nhof e Jaíze Anes, e homenageia o rabequista Noel Fortes, ex-associado da Soca e que realizava actividades para valorização da música tradicional de Cabo Verde.

Danny Spínola defendeu ser fundamental estimular a criação de músicas tradicionais, destacando a participação significativa dos jovens no Grande Prémio Musical Luís Rendall, lançado em 2023 pela Soca

concurso, explicou, abrangia músicas tradicionais como morna coladeira, funaná, batuque, num país, ressaltou, rico em diversidade musical.

“É uma forma de estimular a criação nesse domínio da morna e das músicas tradicionais, mas há outras formas que é também a rádio e a televisão dar mais importância às músicas tradicionais e de forma a galvanizar o público e estimular os jovens a quererem ouvi-las”, exemplificou, sublinhando a aposta em escolas de músicas.

“Houve uma significativa participação no concurso, com o tempo se calhar pode haver mais, deve haver muitas outras formas de despertar o interesse dos jovens, além de veicular mais músicas tradicionais nas rádios e televisão”, reforçou, defendendo ainda a aposta e utilização além-fronteira.

Noel da Silva Fortes, nascido em 1944 em Sal Rei, Boa Vista, lançou em 2005, com temas próprios e de vários autores, o CD Rabecada Cabo-verdiana que contou com a participação de Paulino Vieira e Zezé Barbosa, mas que se encontrava gravado desde 1997.

Dirigiu durante sete anos a associação de músicos locais tendo concebido o Festival de Mornas que a associação promoveu ao longo da década de 2000.

LT/AA

Inforpress/Fim

Partilhar