Banco Mundial aprova empréstimo de 25 milhões de dólares para Cabo Verde com foco no crescimento económico sustentável

Inicio | Economia
Banco Mundial aprova empréstimo de 25 milhões de dólares para Cabo Verde com foco no crescimento económico sustentável
16/12/24 - 05:26 pm

Cidade da Praia, 16 Dez (Inforpress) – O conselho de administração do Banco Mundial aprovou um crédito no valor de 25 milhões de dólares para apoiar Cabo Verde na implementação do seu Financiamento da Política de Desenvolvimento (DPF).

Segundo uma nota do Governo, esta operação visa fortalecer a consolidação fiscal do país e impulsionar o crescimento económico sustentável, com foco nas reformas para enfrentar os desafios das crises globais recentes e garantir um desenvolvimento resiliente às mudanças climáticas.

"A economia de Cabo Verde está a emergir bem dos recentes choques. As reformas destinadas a reforçar a resiliência orçamental – através do aumento das receitas e da atenuação de potenciais choques – são fundamentais para esta recuperação, assim como para importantes investimentos na economia azul e verde", lê-se na nota.

A operação DPF, segundo a mesma fonte, consiste em créditos da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA) e é a segunda de uma série de três, sendo que a primeira série está alinhada com o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável II (PEDS II) de Cabo Verde.

O empréstimo é projectado para apoiar a reestruturação do espaço orçamental e introduzir reformas essenciais para assegurar um futuro económico sustentável.

A DPF está estruturada em três pilares principais: O primeiro, “Reforçar a resiliência fiscal”, foca-se na mobilização de receitas internas e na melhoria da eficiência dos incentivos fiscais, além de fortalecer a resiliência climática dos investimentos públicos e melhorar o desempenho das empresas públicas.

O segundo pilar “Permitir a adopção de serviços digitais e energias renováveis” promove a digitalização dos serviços públicos, a resiliência climática dos serviços públicos, a concorrência no sector das telecomunicações e o aumento da produção de energias renováveis.

Por fim, o pilar “Reforçar as oportunidades económicas” busca melhorar a sustentabilidade e a qualidade da indústria pesqueira, promover a diversificação e resiliência do sector do turismo e aumentar a participação económica das mulheres.

Ainda segundo o comunicado, esta operação é um marco importante, enfatizando o compromisso contínuo do Banco Mundial em trabalhar lado a lado com Cabo Verde para atingir os seus objectivos de desenvolvimento.

O apoio do Banco Mundial é um passo crucial para garantir que Cabo Verde possa não apenas superar as dificuldades económicas actuais, mas também construir um futuro resiliente às mudanças climáticas e com maior inclusão económica.

JBR/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar