Autárquicas 2024/São Vicente: PAICV destaca campanha meritória, UCID considera que resultados “ficaram longe” do trabalho no terreno

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/São Vicente: PAICV destaca campanha meritória, UCID considera que resultados “ficaram longe” do trabalho no terreno
02/12/24 - 12:06 pm

Mindelo, 02 Dez (Inforpress) – O candidato do PAICV à câmara de São Vicente considerou que a trajectóra nas eleições foi meritória enquanto o candidato da UCID disse que os resultados não refletem “nem de perto nem de longe” o trabalho do partido.

Após conhecer os resultados eleitorais que ditaram a vitória do candidato do Movimento para a Democracia (MpD), Augusto Neves, que conseguiu uma maioria relativa com 11.238 votos (41.3 %), de acordo com dados provisórios, o candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), António Duarte, parabenizou o vencedor.

“Desejo que ele tenha um mandato de excelência e que trabalhe afincadamente para a prosperidade de todos”, vincou.

No entanto, analisou mesma fonte, o PAICV, que conseguiu 7.192 votos (26,4%) pode considerar que fez uma “trajectória meritória”, apesar de ter trabalhado “arduamente” para vencer as eleições.

“A segunda força política dá-nos muito regozijo, é um imenso prazer ter conseguido alcançar isso, infelizmente a abstenção que atingiu 50,4% foi a grande vencedora dessas eleições”, considerou António Duarte.

António Monteiro, o candidato da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID), disse que os resultados eleitorais em São Vicente de 6.688 votos (24.6%) “não reflectem nem de perto, nem de longe”, aquilo que foi o trabalho que fizeram.

Apesar de reconhecer que na política deve-se respeitar a vontade do povo, o candidato da UCID afirmou que para defender a ilha de São Vicente vai ver “se realmente o presidente da câmara é eleito directamente ou não, pelo que o Tribunal Constitucional vai ter que dirimir este conflito.”

Isto porque, sublinhou, se quiserem “salvar São Vicente terão que colocar o MpD na oposição”. 

“Mais de 50% dos eleitores resolveram não votar e entendem que está tudo bem. Se acham que está tudo bem eu também estou bem. Agora, o problema é o custo social que iremos pagar a partir de agora. O custo social que esta ilha vai ter que pagar, porque juntar narcotráfico com política é o pior erro que podemos ter e nós temos assistido isto”, acusou.

António Monteiro também voltou a denunciar a tentativa de intimidação por parte do candidato do MpD na zona de Salamansa e compra de bilhetes de identidade em várias zonas de São Vicente.

“O MpD ao sentir que não ganharia a câmara na Praia entendeu que deveria investir milhões de escudos pelo que lanço o apelo ao Banco de Cabo Verde (BCV) para averiguar a quantidade de dinheiro que foi levantado nesses últimos dias e daí tiraremos as conclusões todas”, frisou a mesma fonte, também pedindo às polícias Judiciária e Nacional a clarificar o que aconteceu em Salamansa e à comunidade internacional a “prestar mais atenção” ao que se passa em Cabo Verde.

Sobre a gestão da câmara, António Monteiro assegurou que vai assumir a sua pasta como vereador apesar de prever que será acusado pelos seus opositores de ser autarca e deputado nacional. 

“Vai ser uma câmara cuja gestão vai ser muito difícil porque o presidente actual com os insultos que fez, foram tão baixos, tão graves, tão violentos que não dá vontade de pôr a cara no homem e dar-lhe bom dia”, afirmou.

O candidato do Movimento Independente Socent Katem Parada, Nelson Lopes, que conseguiu 539 votos (2%), disse que está de consciência porque o objectivo da sua candidatura era ajudar a ilha de São Vicente.

Nelson Lopes disse que com isso coloca fim à sua curta carreira política porque viu que é mais bom como empresário pelo que tem que seguir a área onde está melhor.

 O líder Movimento Autónomo Sãovicentino (MA), Carlos Araújo, que ficou pelos 1,9% (511 votos), assumiu que os resultados corresponderam às suas expectativas, já que queria indicar à população um “caminho melhor” para a ilha de São Vicente.

CD/LN//AA

Inforpress/Fim

Partilhar