Autárquicas 2024/São Filipe: Egídio de Pina apresenta propostas culturais da UCID para São Filipe

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/São Filipe: Egídio de Pina apresenta propostas culturais da UCID para São Filipe
26/11/24 - 12:30 pm

São Filipe, 26 Nov (Inforpress) – O candidato da UCID a presidente da câmara de São Filipe apresentou hoje um conjunto de “propostas ambiciosas” para o sector cultural, com o objetivo de transformar a cultura local em motor de desenvolvimento económico, social e turístico.

Egídio de Pina, que encabeça a lista da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), disse que o município possui uma base cultural e iniciativas em curso, mas defendeu a necessidade de impulsionar ainda mais as potencialidades de São Filipe e da ilha do Fogo, como centro cultural, tanto do ponto de vista artístico como histórico.

O candidato destacou a importância das festas tradicionais, que reúnem “elementos culturais únicos” e “têm potencial” para se tornarem mais expressivas no cenário nacional, e propõe acções para internacionalizar a cultura de São Filipe, atraindo turistas, visitantes e a diáspora cabo-verdiana, com o objectivo de gerar benefícios económicos e maior visibilidade para o município.

O candidato destacou ainda a necessidade de apoiar artistas de forma individual, colectiva e institucional, além de garantir maior acesso da população aos eventos culturais.

Enfatizou a carência de incentivo às artes plásticas, destacando que São Filipe possui talentos reconhecidos fora da ilha.

Entre as propostas, está a internacionalização dessa vertente artística, com a criação de conexões culturais junto à comunidade emigrada, assim como a dinamização das escolas de música, como as de Cobom e Beltches, que carecem de maior visibilidade e apoio.

A criação de minimuseus voltados para eventos tradicionais, a promoção da história e a cultura estão entre as iniciativas, que inclui a criação de um centro cultural no bairro de Beltches, desenvolvimento de uma enciclopédia histórico-cultural que registre a história e as tradições da ilha do Fogo e de São Filipe, em particular.

Egídio de Pina prometeu articular com Ministério da Cultura para realizar um levantamento abrangente dos recursos e actividades culturais existentes para dinamizar a cultura.

Em São Filipe, concorrem ao cargo de presidente Nuías Silva (PAICV), António Cardoso (MpD) e Egídio de Pina (UCID).

Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV dominou em oito.

JR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar