São Filipe, 26 Nov (Inforpress) – O candidato MpD à presidência da câmara de São Filipe, António Cardoso, prometeu valorizar as aldeias turísticas rurais e empoderar o sector produtivo do município.
Numa acção de campanha na região norte deixou propostas para o desenvolvimento das aldeias turísticas rurais e empoderamento económico das comunidades de Campanas de Cima, Ribeira Filipe e Monte Preto.
No quadro do projecto da aldeia turística rural de Campanas de Cima está em curso a capacitação de algumas famílias para receber turistas, nas áreas de atendimento ao cliente, restauração, higiene e segurança no trabalho e gestão financeira.
A construção recente da estrada de acesso à Chã das Caldeiras via Campanas de Cima é para o candidato “um marco importante” que, além de desencravar a comunidade, serve para o escoamento de produtos agrícolas e pecuários e facilita a integração da região com outras áreas do município.
Para a região norte, o candidato avançou com a proposta de empresarialização dos produtores e a formalização dos negócios para que tenham acesso ao ecossistema de financiamento e alavancar os negócios na área de agricultura, pecuária, restauração e turismo e na construção de alojamentos para turistas.
A transformação de produtos agrícolas, como batata-doce e mandioca, foi apontada como uma grande oportunidade para agregar valor à produção local, áreas que Campanas e toda a zona norte tem um “enorme potencial” e é uma referência.
Entre os projectos previstos, está a asfaltagem, em parceria com o Governo, da estrada Campanas de Cima/Xaguate, incluindo um ramal para Santo António, uma iniciativa que integra o plano de desenvolvimento da zona norte, valorizando a agricultura, a pecuária e o turismo.
Outra proposta é a melhoria de sinal de telefone e Internet para criar condições para que Campanas se torne um “paraíso para nómadas digitais” e apontou que a região oferece todas as condições para atrair profissionais que buscam qualidade de vida enquanto trabalham remotamente com paz, tranquilidade, boa alimentação e equilíbrio ambiental.
Em São Filipe, concorrem ao cargo de presidente Nuias Silva (PAICV), António Cardoso (MpD) e Egídio de Pina (UCID).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
JR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar