Alunos das escolas secundárias da Praia vivenciam experiência de “soldado por um dia”

Inicio | Sociedade
Alunos das escolas secundárias da Praia vivenciam experiência de “soldado por um dia”
04/11/24 - 01:16 pm

Cidade da Praia, 04 Nov (Inforpress) – Os alunos da Escola Secundária Abílio Duarte, Achada Grande e Liceu Domingos Ramos participam hoje do programa “Soldade marinheiro por um dia” cujo objectivo é estimular o contacto com as unidades militares e os serviços prestados pelas instituições.

Em declarações à Inforpress, o comandante regional da 3ª Região Militar (Praia), Carlos Gomes Dias, avançou que durante a actividade enquadrada nas celebrações que vão desenrolar em comemoração à Defesa Nacional, os alunos vivenciam o dia-a-dia dos militares e com acções de sensibilização da importância de defender os interesses da nação.

O contacto, asseverou, serve para reforçar os laços entre as instituições do Estado e a sociedade civil, conhecer na prática os trabalhos dos militares em termos físicos e de segurança.

“Deixá-los ter consciência daquilo que é a Defesa Nacional, uma vez que é uma obrigação e dever de todos. Estes militares estão a sensibilizar quanto a importância de todos os cabo-verdianos ter acção e contribuição para com a Defesa Nacional”, salientou, avançando que o programa vai desenrolar-se até às 16:00.

As visitas têm como propósito igualmente, chamar a atenção de todos os cidadãos cabo-verdianos dos 18 aos 35 anos para a importância e necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório e comparecer às inspecções realizadas anualmente.

Para o comandante, tem sido fundamental mostrar aos jovens as oportunidades e as vantagens que auferem ao ingressar no serviço militar.

A iniciativa “Soldado/marinheiro por um dia” está a ser realizada também nas restantes ilhas com visitas de alunos aos navios da Guarda Costeira, em São Vicente, destacamento na Palmeira, na ilha do Sal, e ao meio naval da Guarda Costeira no Porto de Furna, na ilha Brava.

O acto central do Dia da Defesa Nacional, assinalado a 06 de Novembro, acontece este ano na ilha do Sal, com a realização da conferência sobre a “Importância da Aeronáutica Militar para a Defesa”, que será presidida pela ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis.

Na tarde, prevê-se o tradicional desfile militar, que saúda o dia, em simultâneo na Avenida Marginal, em São Vicente, na Rua da Polícia, em Santa Maria, na ilha do Sal, e na Avenida Cidade de Lisboa, na cidade da Praia.

Há ainda na programação um conjunto de palestras alusivas ao dia que serão ministradas a partir de quinta-feira, em escolas secundárias das ilhas de São Vicente, Santiago, Sal e Brava, para além de acções de sensibilização da população no combate à dengue nas quatro ilhas, na sexta-feira.

As actividades da Semana da Defesa Nacional culminam no sábado, 09, com a realização de feiras de saúde na Ribeira Bote (São Vicente), em São Paulo, Santa Maria (ilha do Sal) e em Praia-Baixo, São Domingos (Santiago).

LT/CP
Inforpress/Fim

Partilhar