Mindelo, 07 Fev (Inforpress) – O empresário Jorge Maurício, que foi reeleito hoje, no Mindelo, para mais um mandato à frente da presidência da Câmara de Comércio do Barlavento (CCB), tem como um dos pilares da visão estratégica maior inclusão empresarial.
A assembleia electiva aconteceu nas instalações da CCB com o empresário a liderar uma lista única para a sua própria sucessão, num mandato de mais quatro anos.
Segundo o mesmo avançou à imprensa, a sua lista aposta na continuidade, mas com alguns ajustes no tocante à participação de mais jovens e mulheres, no sentido de mais inclusão, que foi apresentada como um dos três pilares da visão estratégica.
Aliás, conforme a mesma fonte, a intenção é tornar-se cada vez mais uma câmara inclusiva, onde todos têm lugar, independentemente do tamanho das empresas ou dos empresários.
“Portanto, nós temos uma visão mais participativa e isto obriga-nos de facto a abrir e criar programas para termos cada vez mais sócios, tipo um empresário, um sócio”, sustentou.
Para além da inclusão, o programa do mandato assenta ainda em pilares como a sustentabilidade e a inovação.
Princípios defendidos, segundo o presidente da CCB, com o propósito de ter um sector privado “mais forte, mais presente” e capaz também de fazer a ponte entre a definição das políticas públicas e depois a sua execução.
Quanto a projectos em carteira, Jorge Maurício admitiu haver vários que não foram possíveis realizar no mandato anterior devido a “um período atípico”, que começou com a pandemia da covid-19.
Entre estes, apontou a construção das sedes da CCB nas ilhas do Sal e Santo Antão, a construção de espaços apropriados para a indústria nos parques industriais e também uma assistência especializada às empresas.
“Neste mandato vamos ter mais disponibilidade e vamos ter mais orientação para ajudar as empresas, do ponto de vista do diagnóstico e do suporte jurídico e também da regulamentação e do ponto de vista da recuperação de empresas, da reestruturação de empresas”, sublinhou.
Neste último quesito, acrescentou, pretende-se apoiar as empresas com dificuldades em termos de insolvência e pôr o centro de arbitragem também a funcionar de uma forma “mais dinâmica”.
“Enfim, temos uma vasta gama de projectos e com certeza saberemos no mandato de quatro anos dar o nosso melhor”, concretizou Jorge Maurício.
O empresário está na liderança da CCB há cerca de 16 anos, oito dos quais como vice-presidente, depois no último mandato como presidente, cargo ao qual foi agora reconduzido.
A Câmara de Comércio do Barlavento conta com cerca de 430 associados, das ilhas de São Vicente, Santo Antão, São Nicolau, Sal e Boa Vista. Entretanto na assembleia electiva de hoje somente 314 estavam elegíveis porque as restantes não tinham a cota em dia, de acordo com informações avançadas por Jorge Maurício.
LN/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar