Mindelo, 22 Jan (Inforpress) – O frei Gilson Frede, que presidiu hoje à missa em celebração ao padroeiro da ilha de São Vicente, aconselhou os sanvicentinos a viverem os momentos de crise, mas “sem se desesperar” e com fé em Jesus Cristo.
O padre celebrou a homilia na igreja de São Vicente, na zona de Monte Sossego, que esteve apinhada de fiéis, inclusive algumas entidades como o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, e o ministro do Mar, Jorge Santos.
Em entrevista à imprensa antes da missa, Gilson Frede asseverou que neste ano jubilar da esperança, figuras como São Vicente e outros santos levam os fiéis a atravessar os desertos e a viver os momentos de crise, inclusive de fé, mas sem se desesperar.
“Sem perder o ponto de partida e de chegada, que é sempre Jesus Cristo”, sublinhou a mesma fonte.
O frei lembrou que a santidade “não é um golpe de mágica”, mas sim um caminho que se faz dentro das vicissitudes e das provas da vida e mostra que é “em cada tempo e em cada espaço, com a suas exigências, é possível manter viva a chama de Jesus Cristo no mundo”.
Além da missa, a parte religiosa de celebração do Dia do município de São Vicente fez-se também com uma procissão pelas artérias da zona de Monte Sossego.
O dia será ainda marcado por uma sessão solene, no Paços do Concelho, presidida pelo ministro do Mar, Jorge Santos, no final da tarde.
A ilha de São Vicente foi descoberta a 22 de Janeiro de 1462 pelo navegador português Diogo Gomes.
LN/CP
Inforpress/Fim
Partilhar