Picos: Ângelo Vaz elege como meta transformar Achada Igreja numa das “mais belas pequenas urbes” do País

Inicio | Autárquicas
Picos: Ângelo Vaz elege como meta transformar Achada Igreja numa das “mais belas pequenas urbes” do País
19/12/24 - 10:20 pm

Achada Igreja, 19 Dez (Inforpress) – O presidente reeleito da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo pela lista do MpD, Ângelo Vaz, investido hoje, elegeu como meta do terceiro mandato transformar Achada Igreja numa das “mais belas pequenas urbes” de Cabo Verde.

Ângelo Vaz falava durante a cerimónia de investidura dos novos eleitos da Câmara e Assembleia Municipais de São Salvador do Mundo (Picos), para o mandato 2024-2028, que teve lugar no espaço Shopping N´Guli Lansa e que foi testemunhado pela ministra da Saúde, Filomena Gonçalves.

“Este será um mandato de Achada Igreja. Para o centro histórico da cidade de Achada Igreja temos de uma assentada três grandes investimentos: requalificação urbana, reabilitação da igreja matriz de São Salvador do Mundo e construção do novo centro de Saúde”, declarou o autarca perante várias pessoas que presenciaram o acto.

Segundo disse, o prejecto da requalificação de Achada Igreja já conta com financiamento garantido do Banco Mundial (BM), passa pela construção de uma rua alternativa, asfaltagem da via principal, construção de uma nova rede de electricidade, construção do miradouro Boa Esperança, parque de estacionamento, instalação de equipamentos urbanos modernos, bem como incentivo à pintura das fachadas das casas.

“Todas estas intervenções vão fazer da nossa cidade de Achada Igreja uma das pequenas urbes mais bela e charmosa de Cabo Verde”, perspectivou, anunciando que está disponível para um quarto mandato.

Ângelo Vaz, que prometeu um mandato transparente e próximo dos salvadorenhos, indicou que com recursos próprios e outros mobilizados através da cooperação descentralizada, mais as verbas do Fundo do Ambiente prevê consolidar e complementar 100 por cento (%) de ligação domiciliaria de água a todas as casas do município.

Acrescentou ainda que vai construir casas de banho a todas as famílias carenciadas no âmbito do programa “cada família uma casa de banho”, continuar a construir e a reabilitar casas das famílias mais vulneráveis.

Ainda do rol dos compromissos assumidos para o mandato 2024-2028, o autarca destacou construção de mais duas placas desportivas, construção da estrada Picos Acima/Chão Rodrigues, abertura da estrada Marbeira, em Leitão Grande, em parceria com o Governo reabilitar a estrada Achada Leitão/Favela/Mato Limão/ Jalalo Ramos.

Por seu turno, a ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, em representação do Governo, saudou “calorosamente” os salvadorenhos por mais uma vez terem mostrado o elevado civismo e compromisso com os valores democráticos ao exercerem de forma pacifica e consciente o seu direito de voto.

Na ocasião, a governante que confirmou os projectos anunciados anteriormente por Ângelo Vaz, reafirmou, igualmente, que o Governo vai continuar a ser um parceiro fiel e comprometido com o desenvolvimento nesse município santiaguense.

O MpD ganhou ao PAICV pela diferença de 327 nas eleições para a câmara municipal (conseguido todos os cinco mandatos) e de 339 votos para a Assembleia Municipal (AM), elegendo sete dos 13 eleitos municipais, incluindo a presidente da AM, Elsa Rodrigues.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar