Cidade da Praia, 02 Dez (Inforpress) - O candidato da UCID na corrida à presidência da Câmara Municipal da Praia, Juceliano Vieira, reagiu “com tristeza”, à reeleição de Francisco Carvalho e do PAICV no escrutínio de 1 de Dezembro, mas aceita a “decisão do povo”.
A candidatura da UCID foi a menos votada no círculo eleitoral da Praia para a câmara municipal com 376 votos (0,9%) e a penúltima posicionada para a Assembleia Municipal com 549 votos (1,3%) quando resta uma única mesa para se apurar.
Na sua reacção ao resultado das urnas, Juceliano Vieira disse que a equipa da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) contava ter um outro resultado, mas que prevaleceu a vontade do povo, alegando que o “povo foi o vencedor destas eleições”.
É que para Juceliano Vieira, a abstenção foi a vitória do povo, e disse que “foi o povo quem ganhou e o povo quem perdeu”.
Sublinhou ainda que houve muitas situações da compra do povo nestas eleições, o “povo da Praia está descontente desta situação”, e que a UCID vai trabalhar para dar continuidade ao trabalho que tem vindo a desenvolver.
Juceliano Vieira (UCID) concorreu à presidência da Câmara Municipal da Praia com Francisco Carvalho (PAICV), Abraão Vicente (MpD) e Carlos Lopes (PTS).
De acordo com os últimos dados oficiais divulgados pela DGAPE, quando já são apurados 99.6 por cento (%) de um total das 232 mesas das mesas de votos no município da Praia, a candidatura de Francisco Carvalho já tem garantido 61% dos votos e elegeu todos os nove vereadores.
A nível da assembleia municipal, o PAICV já conta com 12 deputados municipais, contra sete do MpD, quando restam dois deputados por eleger.
No cômputo nacional, o PAICV é o grande vencedor das autárquicas de 2024, com 15 câmaras municipais contra sete, conquistadas pelo MpD.
SR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar