Escola de Hotelaria e Turismo formou 505 jovens de 2023 até esta parte - PCA

Inicio | Economia
Escola de Hotelaria e Turismo formou 505 jovens de 2023 até esta parte - PCA
02/12/24 - 12:16 pm

Cidade da Praia, 02 Dez (Inforpress) – A Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV) formou de 2023 até esta parte 505 jovens nos cursos de Cozinha e Pastelaria, Restauração e Bebidas, e Serviço de Andares e Lavandaria, avançou hoje a presidente da instituição.

Em declarações à Inforpress, à margem da cerimónia de abertura da nona edição do ciclo de formação, a presidente do conselho de administração (PCA) da EHTCV, Maria Aldina Delgado, explicou que o objectivo é qualificar e dotar os formandos de experiências para o exercício das actividades.

Segundo a responsável, as acções de formação enquadram-se no plano de actividades da escola, respondendo a demanda devido, sobretudo, à mobilidade e intercâmbio de profissionais do sector do turismo para fora do País.

A escola acolhe, a partir de agora, 170 novos formandos, 100 de Cozinha e Pastelaria, 50 de Restauração e Bebidas e 20 de Serviço de Andares e Lavandaria, provenientes das ilhas e 46 oriundos da Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.

 “A demanda tem sido maior e o desafio da escola é, portanto, massificar a formação. Nós, neste momento, procuramos formar o maior número possível de jovens, mas sempre também mantendo a qualidade da formação”, acentuou, frisando que as aulas iniciam na segunda-feira,  09.

Quanto à assinatura de um protocolo de cooperação com a Associação Juvenil Black Panthers, da Praia, Aldina Delgado explicou que a finalidade é contribuir para a inserção sócio-profissional dos jovens com vulnerabilidades sociais.

“A EHTCV irá trabalhar em parceria com a Associação Black Panthers no sentido de mobilizar jovens das diferentes comunidades da Cidade da Praia para frequentarem acções de formação”, disse, realçando o financiamento de 100% para os jovens inscritos no Cadastro Social Único I e II.

Aldina Delgado reiterou que esses jovens vão beneficiar de forma gratuita das acções de formação e terem acesso a oportunidades no mercado de trabalho.

A EHTCV já formou mais de 10 mil jovens, desses, 85% estão integrados no mercado de trabalho na sua área de formação.

 LT/CP

Inforpress/Fim

Partilhar