Cidade da Praia, 01 Mar (Inforpress) - O presidente do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB) apontou hoje a sensibilização e prevenção dos incêndios florestais, formação dos recursos humanos e aquisição de equipamentos como prioridades do plano de acção deste ano.
Domingos Tavares, que falava à Inforpress no âmbito das celebrações do Dia Internacional da Proteção Civil, que se assinala hoje, 01 de Março, explicou que a data visa alertar e sensibilizar para a importância da protecção civil na salvaguarda da vida humana, animal e ambiental face a ocorrência de acidentes e catástrofes.
Para este ano, segundo avançou, o foco é trabalhar na prevenção e sensibilização dos incêndios, em particular para os decorrentes de acções descuidadas, que vem deflagrando nas zonas florestais pondo em risco as comunidades e o meio ambiente.
“A ideia é promover palestras e acções de sensibilização junto da população rural cabo-verdiana para falar sobre os perigos de se fazer as queimadas, mas também sobre os procedimentos a serem seguidos para prevenir os incêndios”, precisou.
O plano de actividades do SNPCB contempla ainda capacitação dos recursos humanos e aquisição de equipamentos e meios para que os agentes possam estar minimamente equipados e preparados para enfrentar qualquer situação que possa vir a acontecer.
“O nosso foco é apostar na sensibilização para que as pessoas tenham consciência dos riscos que o país enfrenta, trabalho esse que é desenvolvido em parceria e coordenação com o serviço municipal de cada concelho”, apontou.
Para assinalar o dia, o SNPCB promove hoje, em Santa Catarina, um debate sobre os “Incêndios rurais e florestais - prevenção, combate e responsabilização”, e no sábado está prevista uma demonstração das manobras de reanimação cardiopulmonar.
Consta ainda do programa uma exposição de meios da protecção civil com demonstração de técnicas de combate a incêndio e extração de vítimas.
O Dia Internacional da Protecção Civil celebra-se anualmente, a 01 de Março, a fim de alertar e sensibilizar para a importância da protecção civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade e do património cultural e ambiental, face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes.
Para 2024, a Organização Internacional de Protecção Civil recomendou como tema de reflexão as “Tecnologias inovadoras ao serviço da protecção civil”, sublinhando a importância do uso das novas tecnologias ao serviço da protecção civil.
AV/CP
Inforpress/Fim
Partilhar