Cidade da Praia, 11 Out (Inforpress) - O Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB) alertou hoje a população a tomar devidas precauções, mantendo-se atenta às actualizações meteorológicas, tendo em conta as condições meteorológicas adversas no arquipélago.
Em comunicado a instituição lembra que uma onda tropical, associada a um centro de baixas pressões atmosféricas está a condicionar “significativamente” o estado do tempo no arquipélago.
Na manhã de hoje, revelou, o centro desta onda tropical localizava-se na região Fogo e Brava, com deslocamento para oeste-noroeste.
Segundo a mesma fonte, desde quinta-feira, 10, foram registadas várias ocorrências de chuva intensa, acompanhadas de trovoadas e ventos fortes em quase todas as ilhas do arquipélago.
“As previsões meteorológicas indicam que as condições adversas persistirão nas próximas horas, com destaque para os seguintes pontos: ventos fortes de leste, com velocidades superiores a 45 km/h, e rajadas ocasionais em ilhas como São Nicolau, São Vicente e Santo Antão”, informou.
De acordo com o SNPCB, estes ventos poderão intensificar-se ao longo desta tarde e prolongar-se durante a noite/madrugada, com especial incidência no sector norte de Sotavento.
Por isso apela à população para que tome as devidas precauções, mantendo-se atenta às actualizações meteorológicas e evitando áreas de risco, como zonas costeiras e encostas propensas a deslizamentos de terra.
Entretanto, assegurou que as equipas de emergência estão em estado de prontidão, acompanhando de perto a evolução da situação para actuar de forma rápida no caso de qualquer eventualidade.
ET/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar