Cidade da Praia, 12 Dez (Inforpress) – O presidente da Casa dos Empreendedores e docente na Universidade de Santiago (US), José Luiz Mascarenhas, destacou hoje, na Praia, o papel daquela universidade num ensino "inovador que transcende o modelo tradicional".
O docente da US falava durante o Congresso Internacional de Ciências Empresariais, que se encerra na tarde de hoje, que reuniu académicos, investigadores e profissionais para discutir temas actuais e relevantes nas áreas de Administração Pública, Gestão de Recursos Humanos, Contabilidade, Economia, Inovação e Gestão Estratégica.
O programa do evento incluiu uma conferência inaugural intitulada "Modelo Integrado de Gestão como Factor Crítico de Transformação Organizacional", ministrada por José Luís Mascarenhas, além de sessões paralelas de apresentação de comunicações científicas.
Em declarações à imprensa, o também fundador da US reforçou o papel da universidade como um centro de criação e disseminação de conhecimento em Cabo Verde.
Segundo José Luiz Mascarenhas, a Universidade de Santiago tem estado, desde a sua fundação, comprometida com três pilares fundamentais: o ensino, a pesquisa e a extensão.
"Ao longo dos 16 anos de existência da universidade, apostamos fortemente na extensão, conectando a academia às comunidades e promovendo uma média de 100 eventos por ano", afirmou.
“Essa abordagem inovadora posicionou a instituição como pioneira em Cabo Verde, ao superar a visão tradicional de ensino superior focada apenas na reprodução de conhecimento existente”, disse.
Durante o congresso vai ser abordado também, o avanço dos modelos de gestão. Na entrevista, José Luiz Mascarenhas destacou a transição de uma gestão linear, em que elementos como tarefas, pessoas e administração eram tratados separadamente, para um modelo integrado, onde a organização é vista como um "sistema de sistemas".
O presidente da Casa dos Empreendedores enfatizou a importância de equilibrar dois subsistemas principais, o instrumental organizacional, que engloba planeamento, execução e controle, e o comportamento humano, que dá primazia à comunicação, motivação e desenvolvimento.
Além disso, sublinhou que o evento irá servir como uma plataforma para investigadores, jovens e experientes, apresentarem os resultados das suas pesquisas.
"Queremos fomentar debates que inspirem novas formas de pensar a gestão e ajudar a traçar caminhos para o futuro", afirmou.
“Com iniciativas como este congresso, a Universidade de Santiago reforça a sua posição como uma instituição inovadora e comprometida com a criação de conhecimento que impacta positivamente a sociedade cabo-verdiana”, concluiu José Luiz Mascarenhas.
TC/HF
Inforpress/Fim
Partilhar