Pároco desafia porto-novenses a contribuírem cada um com um bloco de cimento para a edificação da igreja matriz

Inicio | Sociedade
Pároco desafia porto-novenses a contribuírem cada um com um bloco de cimento para a edificação da igreja matriz
21/05/24 - 01:51 pm

Porto Novo, 21 Mai (Inforpress) – O pároco da freguesia de São João Baptista, Porto Novo, Santo Antão, desafiou hoje os porto-novenses a contribuírem cada um com um bloco de cimento para a edificação da nova igreja matriz, cujas obras já arrancaram.

O frei José Pires fez as contas e chegou à conclusão de que, se cada uma das 11 mil pessoas residentes da cidade do Porto Novo, sede da freguesia de São João Baptista, contribuírem cada uma com um bloco de cimento, a nova igreja será uma realidade.

José Pires exortou os munícipes a ajudarem a Igreja Católica a concretizar este projecto, que, a seu ver, representa “um dos sonhos” da comunidade católica porto-novense.     

“A festa de São João Baptista, património imaterial nacional, merece uma Igreja com mais dignidade e acolhedora. Por isso, solicitamos as ajudas das pessoas devotas de São João e da cultura”.

O bispo da Diocese do Mindelo, D. Ildo Fortes, esteve recentemente no Porto Novo em visita pastoral, tendo pedido o envolvimento dos porto-novenses residentes em Cabo Verde e na diáspora à volta deste projecto.

O edil do Porto Novo reafirmou, em Maio, o “compromisso” da sua autarquia “em continuar a apoiar a construção” da igreja matriz deste concelho, prometendo mobilizar parcerias para a concretização deste “sonho” da comunidade católica.

O presidente da câmara do Porto Novo, que é um dos embaixadores de boa vontade no âmbito da construção da igreja matriz, disse que, “desde a primeira hora” a autarquia tem acarinhado o projecto da igreja matriz “para que Porto Novo venha a ganhar, brevemente, um espaço que responde aos desafios dos tempos modernos”.

Conforme apurou a Inforpress, os emigrantes naturais do Porto Novo radicados no Luxemburgo, Holanda, França, Itália, nos Estados Unidos da América e em outros países têm estado a promover acções para mobilizar recursos financeiros a favor do projecto da igreja matriz.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar