Cidade da Praia, 06 Jul (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, realçou hoje, durante o encerramento da 1.ª Semana Internacional da Gastronomia Cabo-Verdiana, a relevância das feiras de gastronomia para a identidade cultural e promoção do turismo.
“É muito bom realizar feiras deste tipo, feiras de gastronomia, porque a gastronomia representa a identidade, a cultura, mas também representa a promoção turística”, afirmou o primeiro-ministro.
Para a governante, a interacção entre “chefs” nacionais e internacionais à volta da gastronomia é uma oportunidade para troca de experiência e aprendizado.
“E o facto de termos aqui vários “chefs”, já organizados numa associação, a interacção com os “chefs” internacionais que trabalham com outras unidades mais avançadas, é muito bom porque aprende-se trabalhando junto”, realçou.
Neste sentido, o primeiro-ministro sugeriu que o evento seja expandido para outras ilhas, como forma de promover a gastronomia de Cabo Verde de forma mais abrangente e considerou que seria muito bom que cada ilha tivesse a sua própria feira anual, criando também espaços para que os “chefs” possam interagir em feiras internacionais de alto nível.
Ulisses Correia e Silva ressaltou a participação de alunos da Escola de Hotelaria e Turismo neste evento, afirmando ainda que a oferta da gastronomia cria também condições para a promoção de um turismo mais autêntico.
“A oferta gastronómica contribui directamente para um turismo mais autêntico, onde os visitantes vêm para experimentar a cultura, a identidade e os sabores únicos de Cabo Verde, como o vinho do Fogo, a aguardente de várias ilhas, entre outros produtos típicos”, sublinhou.
Concluiu reforçando que a continuidade de eventos como a Semana Internacional de Gastronomia Cabo-Verdiana é essencial, não só, para a valorização da gastronomia nacional, mas também para o fortalecimento do sector turístico, uma vez que o país tem muito a oferecer nesse campo.
Promovida pelo Ministério do Turismo e Transportes, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV) e Associação de Chefs de Cabo Verde, a primeira Semana Internacional de Gastronomia decorreu de 01 a 06 de Julho, nas instalações da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC), na cidade da Praia.
Durante seis dias, reuniu “chefs” nacionais e internacionais, especialistas, estudantes e profissionais do sector em torno de um programa diversificado que incluiu demonstrações culinárias, concursos gastronómicos, mostras de produtos locais, debates temáticos e experiências sensoriais.
Este encontro pretende afirmar Cabo Verde como destino gastronómico de excelência, promovendo a inovação e a sustentabilidade no sector, além de reforçar a ligação entre turismo, cultura e economia local.
ET/HF
Inforpress/Fim
Partilhar