Primeiro-ministro evidencia continuidade de “boa relação” com os EUA depois de encontro com Biden (c/áudio)

Inicio | Cooperação
Primeiro-ministro evidencia continuidade de “boa relação” com os EUA depois de encontro com Biden (c/áudio)
02/12/24 - 01:57 pm

Espargos, 02 Dez (Inforpress) – O primeiro-ministro disse hoje que as perspectivas da continuidade de uma boa relação com os Estados Unidos da América foi um dos temas evidenciados durante o encontro que manteve com o presidente norte-americano, Joe Biden.

Em declaração à imprensa, depois de o Presidente Joe Biden ter deixado o país, Ulisses Correia e Silva sublinhou que este é um “momento histórico” para a Cabo Verde, pelo facto de ser o primeiro presidente norte-americano, em funções, a visitar o arquipélago, o que representa também o “reconhecimento da democracia cabo-verdiana, da boa governança e da estabilidade no país”.

“As perspectivas da continuidade de uma boa relação com os Estados Unidos da América foram aqui evidenciadas e nós somos um parceiro credível, antigo, que já tem uma relação secular com os Estados Unidos da América, partilhando valores importantes da democracia, de um país aberto ao mundo, valores de respeito pelos direitos humanos e pela boa governança”, sublinhou.

Para além disso, continuou o chefe do Governo, o posicionamento geoestratégico de Cabo Verde é “cada vez mais importante e relevante” no mundo atual, sublinhando os interesses de ter um país com “boas alianças estratégicas”, particularmente na “segurança marítima, cibersegurança, segurança climática e ambiental e na segurança alimentar”

“No fundo, a segurança no seu conceito amplo, porque o país tem de estar ancorado em boas parcerias e os Estados Unidos da América é um parceiro de excelência, por razões mais que óbvias, acho que qualquer cabo-verdiano consegue identificar que a relação com os Estados Unidos da América é muito especial”, continuou.

Ulisses Correia e Silva frisou que o mundo está a viver um momento de “muita convulsão”, mas perspetiva, conforme abordado no encontro, que “isto vai ter de ter uma solução”.

“Estamos a falar da guerra na Ucrânia, do Médio Oriente e todos ambicionam por uma paz durável, sustentável, mas no respeito também daquilo que são os princípios que têm de ser sustentáveis, garantindo o respeito pela soberania dos países, a integridade territorial, respeito pelas regras do multilateralismo e pelo direito internacional”, concluiu.

A visita do presidente norte-americano, Joe Biden a Cabo Verde, conforme a embaixadora dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, Jennifer Adams, através de um comunicado, significa “a celebração da longa relação e uma reafirmação do compromisso em avançar com os objetivos mútuos, alicerçados nos princípios da democracia e do respeito pela dignidade humana”.

Ainda conforme a mesma, desde a sua independência em 1975, Cabo Verde superou “desafios significativos”, incluindo o isolamento geográfico e escassez de recursos naturais para emergir como uma democracia estável. 

“O progresso de Cabo Verde como um país de rendimento médio-baixo reflete um compromisso firme com a governança democrática, os direitos humanos e o estado de direito– valores que os Estados Unidos orgulhosamente compartilham”, concluiu.

O avião que transportava Joe Biden, aterrou no aeroporto Internacional Amílcar Cabral na ilha do Sal por volta das 8:47 da manhã de hoje, e, depois de todos os procedimentos de segurança, o presidente desembarcou para manter um encontro de cerca de 30 minutos com o chefe do Governo, Ulisses Correia e Silva.

Da comitiva norte-americana, esteve presente a embaixadora dos Estados Unidos da América, Jennifer Adams, o assistente do presidente e vice-Conselheiro de Segurança Nacional, Conselho de Segurança Nacional, Casa Branca, Jonathan Finer, e o Assistente Especial do Presidente e director sénior para os Assuntos Africanos, Conselho de Segurança Nacional, Casa Branca, Frances Brown.

NA/AA

Inforpress/Fim

Partilhar