Primeira Semana Internacional da Gastronomia Cabo-verdiana “ultrapassou expectativas” – organização

Inicio | Economia
Primeira Semana Internacional da Gastronomia Cabo-verdiana “ultrapassou expectativas” – organização
06/07/25 - 06:51 pm

Cidade da Praia, 06 Jul (Inforpress) – A presidente da EHTCV fez hoje uma avaliação “extremamente positivo” da primeira Semana Internacional da Gastronomia Cabo-Verdiana, que, além de celebrar a gastronomia nacional, também se integrou nas comemorações dos 50 anos da Independência nacional.

“Durante esses seis dias nós consideramos que o balanço é bastante positivo, eu até diria que ultrapassou as nossas expectativas”, afirmou a presidente da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV), Aldina Delgado, enquanto parceira do Ministério do Turismo e Transportes nesta iniciativa.

Lembrou que, durante o evento que hoje termina, houve conferências com diferentes painéis relacionados à gastronomia, além de workshops com participação de “chefs” nacionais e de renome internacional.

“Foram momentos incríveis. Da parte da Escola de Hotelaria nós entramos como parceiro operacional. Também tivemos um outro parceiro operacional, que é a Associação dos “chefs” e, conjuntamente, penso que fizemos um bom trabalho”, afirmou.

"Tivemos, também, um grande momento ontem, que foi um concurso de “chefs”. Esse concurso é muito importante porque nós conseguimos trazer jovens para participarem e é uma forma também de descobrir os talentos dos ‘chefs’ de cozinha e também dos ‘chefs’ barman", acrescentou.

Isto foi, segundo a PCA da EHTCV, um momento muito gratificante que contou com a participação activa dos alunos desta instituição, que ainda estão no processo de formação.

Os três primeiros classificados foram formandos desta escola, o que, para a mesma fonte, constitui motivo de orgulho.

“Eles puderam aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos na escola”, regozijou, além de realçar a oportunidade única para os estudantes de interagir com “chefs” internacionais e aprimorar suas habilidades.

Aldina Delgado reforçou que tudo correu bem, indicando, entretanto, como o maior desafio desta primeira edição, a questão dos transportes, que impossibilitou a participação que alguns expositores e restaurantes de outras ilhas participassem no evento.

Na mesma linha, o presidente da Associação de “chefs” de Cabo Verde, Damian Sanchez, fez um balanço positivo da participação dos “chefs” neste evento, não obstante uma “logística muito forte” para conseguir reunir todos eles na Praia.

A seu ver é extremamente importante a promoção da gastronomia das ilhas, considerando-a fundamental para a sustentabilidade turística das pequenas comunidades do país.

ET/HF

Inforpress/Fim

Partilhar