Cidade da Praia, 22 Mai (Inforpress) – A primeira-dama, Débora Katisa Carvalho, vai ser distinguida, no próximo dia 25, em Barcelona (Espanha), com o Gran Cruz de Mérito Humanitário pela Instituição espanhola do Mérito Humanitário (IMH).
De acordo com informação divulgada pela Presidência da República, a que a Inforpress teve acesso, a distinção acontece por indicação do secretário-geral do IMH, Pedro Clarós, e aprovada por unanimidade pelo Conselho Directivo, que reconhece a “notável carreira profissional e o engajamento humanitário” de Débora Katisa Carvalho.
“O seu trabalho em prol de diversas causas, incluindo a solidariedade social, a formação profissional de mulheres, o combate a alterações climáticas, o apoio a crianças com necessidades especiais, a luta contra a violência baseada no género e a violência sexual infantil, foram destacados como fundamentais para esta distinção”, refere a nota de imprensa.
A IMH justifica esta homenagem, sobretudo, com o trabalho que Débora Carvalho tem vindo a fazer no apoio a crianças com défices funcionais, auditivos e neurológicos.
“A sua colaboração activa com a Fundação Clarós, que se desloca periodicamente a Cabo Verde para realizar procedimentos cirúrgicos, fornecer aparelhos auditivos gratuitos e realizar consultas médicas, tem evitado que estes pacientes tenham de viajar para o exterior”, realça a mesma fonte.
A Instituição do Mérito Humanitário reconhece o “valor inestimável” da cooperação da primeira dama de Cabo Verde com fundações e grupos dedicados ao apoio às pessoas com deficiência, destacando a sua contribuição significativa para a promoção dos valores humanitários.
Criada em 1999, a Instituição do Mérito Humanitário tem como missão principal premiar personalidades exemplares que demonstram uma dedicação excepcional ao trabalho humanitário e aos valores humanos.
PC/HF
Inforpress/Fim
Partilhar