
Cidade da Praia, 05 Dez (Inforpress) - A primeira-dama e presidente da Fundação Dret.u, Débora Katisa Carvalho, entregou hoje 11 computadores portáteis MacBook Pro 2020 “Core i5” às escolas secundárias da Praia para reforçar a literacia digital e promover a inclusão tecnológica dos alunos.
Esta doação acontece no âmbito de uma parceria entre a Fundação Dretu e a associação portuguesa Nuvem Vitória.
Os computadores destinam-se a 11 escolas secundárias da Cidade da Praia que dispõem de laboratórios informáticos e tecnológicos em funcionamento, com vista ainda a melhorar as condições de aprendizagem dos alunos.
Em declarações à imprensa, a primeira-dama considerou que a iniciativa terá impacto directo na vida dos estudantes.
“Uma abrangência para 11 escolas, vamos ver essa conexão e também aquilo que pode impactar positivamente na vida dos alunos. Quem investe na educação investe na transformação e investir na educação é isso, investir nas pessoas, investir na transformação de uma sociedade cabo-verdiana melhor”, afirmou.
Débora Katisa recordou igualmente que, numa visita anterior com a Fundação Benfica a escolas da Praia, foi identificada a necessidade de reforçar os laboratórios de informática.
“É nessa junção de quem precisa e de quem está disponível a doar, neste ambiente de solidariedade natalícia que se aproxima, que estamos aqui para fazer esta entrega”, disse.
Segundo avançou, a Fundação Dret.u tem vindo a trabalhar continuamente na identificação de parceiros internacionais, esclarecendo que nem sempre os resultados são imediatos.
“No caso da Nuvem Vitória, foi há dois anos que iniciámos os primeiros contactos”, explicou.
Por seu lado, a directora da Escola Secundária de Achada Grande Frente, Sandra Querido, em representação das escolas, considerou que o gesto representa muito mais do que a simples entrega de um computador.
“Este gesto significa um compromisso da senhora primeira-dama para com a educação. É um sinal de que temos uma primeira-dama comprometida com esta causa, o que é muito gratificante e também dá mais motivação para o nosso trabalho”, afirmou.
Segundo aquela responsável, o impacto da entrega será positivo na literacia digital da escola, sublinhando que, na era da tecnologia, é sempre “importante” dispor de mais equipamentos informáticos.
Acrescentou que, mais do que nunca, é necessário garantir que todos os alunos das escolas da Praia tenham as mesmas oportunidades que os estudantes de outras partes do mundo.
TC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar