Cidade da Praia, 25 Abr (Inforpress) - O Presidente da República saúda e felicita o município do Tarrafal de Santiago pelos 107 anos da sua criação, assinalado hoje, 25 de Abril, dia em que se celebra também 50 anos da Revolução dos Cravos, em Portugal.
José Maria Neves considera, em carta dirigida ao autarca do Tarrafal, José dos Reis, ser este um momento de “júbilo” e de dupla celebração, da Liberdade e do Poder Local Democrático, referindo-se ao cinquentenário da libertação dos presos políticos no Campo de Concentração do Tarrafal, ocorrida a 01 de Maio de 1974.
Uma data que, sublinha, vai ser recordada num “grandioso” acto, envolvendo Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Portugal.
“Vamos juntos render uma justa e vibrante homenagem a todos aqueles que doaram a sua vida e sofreram pela firmeza das suas convicções e total entrega à causa maior da Liberdade e Dignidade dos nossos Povos”, adianta José Maria Neves.
Na perspectiva do Chefe de Estado, recordar o célebre 01 de Maio de 1974 é continuar a firme aposta na promoção e defesa das liberdades, da democracia, do Estado de Direito e da justiça social.
Na missiva, o Presidente da República regozija-se com os "esforços empreendidos" pela edilidade no sentido de melhorar as condições de vida dos munícipes.
Esforços esses que se traduzem, segundo afirmou, no desencravar de algumas localidades, estímulo ao tecido empresarial local, empoderamento das famílias, apostas na requalificação urbana, ambiental e paisagística, no saneamento, na educação, nas áreas desportivas e culturais, além de outras medidas de política implementadas, tanto pela edilidade como pelo Governo.
José Maria Neves enaltece, por outro lado, o enorme potencial do município a nível do turismo, área que considera “fundamental” para alavancar outros sectores chave de desenvolvimento como a agricultura, a pesca, o comércio e a cultura.
“O antigo Campo de Concentração, agora alberga o Museu de Resistência, um testemunho vivo das lutas e conquistas do povo cabo-verdiano, de todos aqueles que ali estiveram presos e que resistiram à opressão e lutaram por justiça”, descreve o Chefe de Estado, defendendo que é preciso, estribado nessa “extraordinária riqueza”, projectar ainda mais Tarrafal no mundo.
A mesma fonte realça ainda a resiliência da população do Tarrafal, bem como o crescente tecido empresarial e a evidente dinâmica social e cultural local, sugerindo um trabalho contínuo para a melhoria do ambiente de negócios e favorecimento de investimentos que sirvam os interesses do município, que augura cada vez mais competitivo, atractivo e inclusivo.
Hoje 25 de Abril é celebrado também os 50 anos da Revolução dos Cravos, em Portugal, um marco que o Presidente considera “histórico”, e com significativa repercussão nas antigas colónias portuguesas.
ET/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar