Presidente do parlamento cabo-verdiano diz que Angola “contagia positivamente” países africanos

Inicio | Cooperação
Presidente do parlamento cabo-verdiano diz que Angola “contagia positivamente” países africanos
21/02/25 - 04:53 pm

Luanda, 21 Fev (Inforpress) – O presidente do parlamento cabo-verdiano congratulou hoje o chefe de Estado angolano, que acaba de assumir a presidência da União Africana, pelo papel na promoção da paz e estabilidade em África, sublinhando que Angola contagia positivamente os países africanos.

Austelino Correia, que falava em Luanda, após um encontro no palácio presidencial, manifestou “muita esperança” na presidência de Angola da União Africana, elogiando o Presidente angolano, João Lourenço, pelo seu papel “na promoção da paz, da sã convivência e da estabilidade política” no continente africano.

“Portanto, nós pensamos que a sua presidência irá contagiar positivamente os países africanos, sobretudo aqueles por onde nós temos sinais de instabilidade política e de conflitos”, realçou o político.

Austelino Correia salientou, por outro lado, que os países do bloco lusófono têm desempenhado um papel importante na promoção da paz, através das organizações regionais e internacionais que integram.

“Posso falar aqui da CPLP (…) temos vindo a exercer um papel muito importante, quer a nível dos chefes de Estado, quer a nível da Assembleia Parlamentar da CPLP, temos debatido questões que têm a ver com a democracia, com a estabilidade, com o Estado de direito democrático, com a dignidade da pessoa humana, portanto, tudo isto tem bem vista a sã convivência, a paz, a tranquilidade e, em última instância, a felicidade dos nossos povos”, afirmou.

Destacou também a União Interparlamentar (UIP), organização que constitui o principal interlocutor parlamentar nas Nações Unidas, de que ambos os países fazem parte e que tem também intervenções na promoção da paz e do desenvolvimento sustentável.

Angola e Cabo Verde assinaram na quarta-feira, em Luanda, um programa de cooperação parlamentar com foco no reforço institucional com duração de um ano (2025-2026).

O acordo, rubricado pelo secretário-geral da Assembleia Nacional, Agostinho Pedro de Nery, e pelo seu homólogo cabo-verdiano, Angelino Coelho, visa o reforço institucional através de programas de formação interparlamentares nas áreas do processo legislativo, da modernização parlamentar, da digitalização e da segurança cibernética.

O presidente do parlamento cabo-verdiano visita pela primeira vez o país, a convite da sua homóloga Carolina Cerqueira.

Inforpress/Lusa

Fim

Partilhar