Presidente do Comité Olímpico chama atenção para desafios e prioridades rumo aos Jogos Olímpicos de 2028 (c/áudio)

Inicio | Desporto
Presidente do Comité Olímpico chama atenção para desafios e prioridades rumo aos Jogos Olímpicos de 2028 (c/áudio)
24/04/25 - 01:32 pm

Cidade da Praia, 24 Abr (Inforpress) – A presidente do Comité Olímpico de Cabo Verde, Filomena Fortes, alertou hoje para desafios na participação nos Jogos Olímpicos de 2028, destacando a necessidade de mudança na filiação da Federação Cabo-verdiana de Boxe (FCB).

Em declaração à imprensa, no quadro do 4.º congresso da Associação de Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP), Filomena Fortes detalhou a sua recente visita a Los Angeles (EUA), como parte da Comissão de Avaliação dos Jogos Olímpicos de 2028.

Fortes anunciou que deve regressar aos EUA no final de Maio para analisar os preparativos e os riscos, como os incêndios florestais que afetaram a região.

“Precisamos garantir que tudo decorra com segurança, especialmente tendo em conta o risco de incêndios no Verão. A prevenção será essencial”, frisou.

Filomena Fortes confirmou ainda que o boxe foi oficialmente confirmado como modalidade nos Jogos de 2028, o que considera “uma excelente notícia” para Cabo Verde, país que já garantiu um atleta qualificado na modalidade.

Entretanto, alertou que para garantir a participação dos pugilistas cabo-verdianos, será necessário desvincular-se da AIBA, actualmente não reconhecida pelo COI, e afiliar-se à World Boxing.

“A decisão cabe à própria federação nacional, mas se queremos estar nos Jogos Olímpicos, essa mudança é inevitável”, afirmou, revelando que o presidente da World Boxing foi convidado para o congresso, e participará online para esclarecer os benefícios da nova filiação.

O congresso da ACOLOP, que decorre na cidade da Praia, junta representantes de vários países africanos com o objetivo de reforçar a cooperação e estratégias de desenvolvimento do desporto olímpico na região.

KA/SR//AA

Inforpress/Fim

Partilhar