Mindelo, 17 Jul (Inforpress) - O presidente da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição) considerou hoje que o estado em que São Vicente se encontra é de uma ilha que precisa de cuidados dos poderes local e central.
João Santos Luís falava à imprensa a propósito da visita da estrutura nacional do partido à ilha de São Vicente para preparar-se para o debate sobre o Estado da Nação.
Segundo o político, São Vicente precisa de cuidados porque o comércio nas ruas não está organizado, há muitas infra-estruturas desportivas abandonadas à sua sorte, os pontos de atracção turística, nomeadamente a zona de Rotxinha, estão também abandonados.
“O São Vicente que nós levaremos ao Estado da Nação é um São Vicente que precisa, de facto, de cuidados por parte das autoridades que neste momento estão a governar o país, tanto local como central”, afirmou João Santos Luís que pediu às autoridades que “veem a situação de São Vicente com olhos de ver”, porque “há um completo desleixo e descaso” para com a ilha.
“Preocupa-nos em como a câmara municipal tem organizado o comércio no centro da cidade. São Vicente é uma ilha que já devia estar preparada para receber turistas em massa, devido ao término do terminal de cruzeiros, que em princípio intensifica a presença de turistas na ilha e em toda essa região”, considerou, acrescentando que as autoridades têm que se preparar para receber esses turistas.
João Santos Luís também criticou a situação do mercado de peixe, “que há muito foi prometido, mas que não anda nem desata”, deixando as vendedeiras sem alternativas.
“Quando não têm alternativas têm de invadir as ruas aqui do centro da cidade para fazer os seus negócios. Mas nós estamos a pedir à câmara para criar as condições para que as pessoas tenham condições favoráveis de fazer os seus negócios em espaços adequados e a própria câmara contribuir para que Mindelo continue sendo uma cidade cosmopolita”, apelou.
A mesma fonte também disse que a situação social na ilha é “preocupante”, principalmente na camada jovem em termos de alcoolismo e drogas.
A visita de João Santos Luís também foi acompanhada pelos eleitos municipais da UCID e privilegiou infra-estruturas desportivas da ilha e o comércio no centro da cidade e que deverá continuar abarcando outros pontos de São Vicente tais como Ribeira de Vinha e Calhau.
A próxima sessão parlamentar arranca no dia 29 de Julho e o debate sobre o Estado da Nação está previsto para 31 de Julho.
CD/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar