Cidade da Praia, 21 Mar (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, assinalou hoje, em Santiago, o Dia da Árvore com o lançamento da campanha “50 Árvores” e destacou a importância da sustentabilidade ambiental.
A actividade consiste no lançamento, na ilha de Santiago, da campanha de plantação de 50 árvores nos diversos municípios do país, no âmbito do Cinquentenário da Independência Nacional.
O objectivo é não só sensibilizar a população para a importância da preservação ambiental e o combate às alterações climáticas, à erosão dos solos e à desertificação, mas também reforçar o compromisso de Cabo Verde com a sustentabilidade e a resiliência climática.
Durante a cerimónia, o Presidente da República, que se fez acompanhar pelo presidente da Câmara Municipal de São Domingos, Isaías Varela, enfatizou a importância da sustentabilidade ambiental e da mitigação dos efeitos das mudanças climáticas que afetam o arquipélago, com ênfase na seca, desertificação e escassez de água.
“Temos de investir mais na mitigação dos nefastos efeitos climáticos e temos de fazer tudo para que Cabo Verde seja mais verde, tenha mais água disponível para todos os cabo-verdianos. Hoje, no Dia Internacional da Árvore e da Floresta, é bom que plantemos árvores”, disse o chefe de Estado.
Por outro lado, salientou que ainda existem dificuldades de acesso à água em muitas comunidades, mas é preciso ter uma “política mais assertiva e mais integrada” na mobilização de água em Cabo Verde.
“Temos de continuar a mobilizar águas subterrâneas e superficiais, através da construção de barragens, tanques de captação, reservatórios”, acrescentou José Maria Neves.
Além disso, o chefe de Estado salientou a importância da melhoria da gestão da água no país, sugerindo que, com uma boa gestão mais eficiente, os cabo-verdianos poderão plantar e cuidar de árvores, como, por exemplo, mangueiras, limoeiros, abacateiros e laranjeiras, para promover uma dieta alimentar mais rica e gerar oportunidades de emprego.
José Maria Neves deixou ainda um apelo aos cabo-verdianos para que se envolvam activamente nesta causa, plantando pelo menos uma árvore, como forma de contribuir para a proteção do meio ambiente e a promoção da segurança alimentar.
O Presidente da República, no período da tarde, dará continuidade ao programa alusivo à efeméride na comunidade de São Martinho Grande, município de Ribeira Grande de Santiago.
Antes da plantação das 50 árvores fruteiras e ornamentais, José Maria Neves participará numa conversa aberta com as crianças do agrupamento de São Martinho Grande, abordando os temas da água e da árvore.
JBR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar